18 Junho 2020
Dom Franz Lackner sucede o Cardeal Schönborn, presidente da Conferência Episcopal da Áustria nos últimos 22 anos.
A reportagem é de publicada por La Croix International, 17-06-2020. A tradução é de Isaque Gomes Correa.
Os bispos austríacos escolheram Dom Franz Lackner, da Arquidiocese de Salzburgo, como presidente da Conferência Episcopal da Áustria – CEA.
O franciscano, que completará 64 anos no próximo mês, sucede o Cardeal Christophe Schönborn, de Viena, quem anunciou há alguns meses que iria se retirar do cargo ocupado por ele desde 1998.
A eleição aconteceu em 16 de junho na assembleia plenária da CEA, ocorrida no local de peregrinação mariana Mariazell, a aproximadamente 150 quilômetros da capital austríaca.
A assembleia estava originalmente marcada para meados de março, mas precisou ser adiada devido à pandemia de coronavírus.
Lackner é o bispo da Igreja em Salzburgo – a única arquidiocese da Áustria além de Viena – desde 2013. Desde 2015, serve de vice-presidente da CEA.
“Estou muito feliz com a eleição de Dom Franz Lackner para presidente da Conferência austríaca”, escreveu Cardeal Schönborn no Twitter. “É alguém reconhecido por sua experiência de vida, clareza e candura”, tuitou o cardeal, que completou 75 em janeiro.
Ich freue mich sehr über die Wahl von Erzbischof Franz Lackner zum Vorsitzenden der österreichischen Bischofskonferenz. Es zeichnen ihn Lebenserfahrung, Klarheit und Direktheit aus. Ihm und Bischof Scheuer, dem neuen stellvertretenden Vorsitzenden wünsche ich viel Kraft und Segen pic.twitter.com/FuJR26MDOB
— Christoph Schönborn (@KardinalWien) June 16, 2020
É bom perceber que “os jovens bispos que hoje estão no comando têm esse espírito de comunidade e também o espírito de responsabilidade por nosso país e pela nossa fé”, disse Schönborn segundo o sítio kathpress.at.
O religioso disse também que estava igualmente feliz por Dom Manfred Scheuer, da Diocese de Linz, ter sido eleito vice-presidente, afirmando que ele e Lackner farão uma “boa companhia”.
Sebastian Kurz, chanceler da Áustria, também cumprimentou a eleição do novo presidente da CEA. “Com prazer parabenizo Dom Franz Lackner”, tuitou.
Ich gratuliere #Erzbischof Franz Lackner ganz herzlich zur Wahl als neuer Vorsitzender der Österreichischen #Bischofskonferenz. Für die kommenden Aufgaben wünsche ich Erzbischof Lackner alles erdenklich Gute! https://t.co/ttbH7ZALhe
— Sebastian Kurz (@sebastiankurz) June 16, 2020
O presidente do país, Alexander Van der Bellen, deu os parabéns a Lackner, dizendo: “Estou ansioso por trabalhar com o senhor”.
E a Associação das Famílias Católicas na Áustria disse que ficou “feliz que o bispo encarregado da família se elegeu como o novo presidente da conferência dos bispos”.
Embora a eleição de Lackner pareça ter sido acolhida por unanimidade, a tarefa que lhe aguarda não deixa de ser importante.
Em janeiro, ele foi a autoridade eclesiástica da CEA a anunciar que um número recorde de austríacos deixou a Igreja Católica em 2019.
Ainda que o número exato não estivesse disponível, o religioso falou que certamente foi em quantidade maior que 2018, o qual viu a partida de quase 60 mil fiéis.
A agência noticiosa cath.ch, com sede na vizinha Suíça, informou que Dom Franz Lackner explicou que este “annus horribilis” resultava, em parte, da crise de abuso sexual e dos conflitos internos da Igreja austríaca.