• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Bloqueios arrefecem e Brasil tenta voltar à rotina com insatisfação à flor da pele

Mais Lidos

  • As primeiras reações ao Papa Leão XIV podem enganar ou distorcer a compreensão. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS
  • Finalmente haverá justiça para Vicente Cañas? Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS
  • Fazer teologia hoje. A passagem da sociedade da honra para a sociedade da dignidade. Artigo de Andrea Grillo

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

30 Mai 2018

Após nove dias de paralisação do setor de transportes, o bloqueio total de estradas pelo país finalmente arrefeceu, ajudando as cidades brasileiras a entrar numa lenta rota de normalização do abastecimento, especialmente de combustível. Mas a greve iniciada pelos caminhoneiros que encurralou o frágil e impopular Governo Michel Temer segue mostrando dimensões inesperadas: mesmo com os condutores iniciando a desmobilização pelo país, cresceu entre segunda e terça-feira o número dos pontos de concentração de manifestantes, de acordo com o balanço das autoridades. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, subiu de 594 para 616 os focos de protestos que passaram a ser protagonizados não apenas por caminhoneiros e suas reivindicações, mas também por defensores de outras pautas políticas, que incluem o combate à corrupção, gritos pelo fim do mandato de Michel Temer até mesmo o clamor por uma "solução militar" para crise.

A reportagem é de Afonso Benites, Marina Rossi e Diogo Magri, publicada por El País, 29-05-2018.

Segundo o balanço do Ministério da Defesa, na terça-feira ressurgiram três bloqueios total de rodovias, algo que tinha acabado ainda no fim de semana. No fim da tarde de terça-feira, estradas de Goiás, Ceará e Minas Gerais registravam interdições totais, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. Num sinal da nova dinâmica dos protestos, as autoridades também informaram que sete manifestantes haviam sido presos em Bacabeira, no Maranhão. Eram pessoas sem vinculação a nenhum sindicato que queriam impedir a passagem do comboio de caminhões que era escoltado por policiais rodoviários e militares. O grupo foi reprimido com gás lacrimogêneo. Em outras três cidades houve registros de confrontos com pessoas que não faziam parte do movimento dos caminhoneiros, mas neste caso não houve nem prisões ou feridos: Rio Branco (no Acre), Seropédica e Barra Mansa (ambas no Rio de Janeiro). Os casos se juntaram a relatos na imprensa de que grupos de condutores que prometiam não se desmobilizar ameaçavam quem o fizesse.

Um dado considerado positivo pelo Governo foi o de que foi possível estabelecer três corredores para livre circulação de caminhões: Betim (MG) – Brasília (DF), Rio Branco (AC) – Vilhena (RO) e Caracaraí (RR) – Boa Vista (RR). Além disso, houve um aumento no fluxo de combustível transportado. Na segunda, apenas 13% dos caminhões-tanque previstos para circular nas estradas haviam conseguido chegar aos seus destinos. Nesta terça, chegou a 35%.

Ainda assim, a Associação Nacional do Petróleo (ANP) ainda previa uma semana de prazo para que o abastecimento se restabelecesse plenamente em todo o país -ou seja, o feriadão que começa na quinta-feira seria atravessado com transtornos ainda. Recife era um retrato do vivido em outras grandes cidades, como São Paulo e Rio, que apresentavam longas filas de carros em busca de combustível. Ao receber a notícia de que um posto na zona oeste tinha estava abastecido, o estudante Enoque Guthierrez, 23, correu para lá. “Minha mãe passou aqui a pé e disse que tinha”, disse ele na capital pernambucana. “Aí eu vim correndo”. Mas o posto já estava fechado novamente, sem previsão de reabastecimento. Ainda assim, a fila de carros à espera do combustível dobrava a esquina. “De repente pode aparecer um caminhão pipa”, dizia o motorista Geraldo Silva, 62, o primeiro de uma fila que não tem previsão de terminar.

Embora ao menos 80 caminhões tanque tenham saído do porto de Suape nesta terça-feira em direção à Grande Recife, nem todos os postos receberam combustível. Nesta quarta-feira, alguns começarão a completar uma semana sem gasolina, diesel e álcool nas bombas. Já os que estão recebendo combustível, não é o suficiente para a demanda. De acordo com o secretário de Planejamento de Pernambuco Márcio Steffani, os manifestantes estão “irredutíveis” e não permitem a passagem de nenhum gás saindo do porto. Em entrevista à rede Globo, ele disse que as negociações com os grevistas estão sendo feitas, mas com dificuldade, já que não há lideranças ou representantes da categoria. “Não sabemos qual é a pauta. Cada dia se levanta uma nova pauta”, disse. Mais de 90 municípios do Estado já decretaram estado de emergência.

Cirurgias adiadas em São Paulo e alta do botijão no Nordeste

Nesta terça-feira, preocupava o Governo de Pernambuco o desabastecimento de gás de cozinha. Devido à alta procura, um botijão chega a custar 200 reais na capital. Muitas distribuidoras estão fechadas pela falta do produto. Suape é responsável pelo abastecimento do gás que nos Estados de Pernambuco, Paraíba e o Ceará, que também registram falta dos botijões.

Já em São Paulo, entre os serviços básicos afetados pelos nove dias de greve dos caminhoneiros, a área da saúde se destacou. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que cirurgias não emergenciais marcadas para o início desta semana em cinco hospitais municipais foram adiadas por falta de reservas de insumos, provocada pela escassez de combustível na capital. Procurada pelo EL PAÍS, a assessoria da SMS diz que “as cirurgias adiadas nos cinco hospitais serão remarcadas para semana que vem com prioridade”.

No Rio, os serviços de transporte público se normalizavam gradativamente só para encontrar de volta as outras mazelas do Estado, sob intervenção federal comandada por um general do Exército. Segundo o secretário municipal da Casa Civil, Paulo Messina, ao menos cinco estações do BRT na zona oeste da cidade não haviam voltado a funcionar porque tinham sido ocupadas por traficantes. Horas depois, a Polícia Militar negou a informação.

Leia mais

  • Os descaminhos da Petrobras
  • Com greve dos caminhoneiros, conspirações sinistras tomam Brasília
  • Ideia de intervenção militar move caminhoneiros em greve
  • O fim da era diesel
  • Nove dias de greve, bilhões de reais em prejuízo e más notícias para o PIB
  • TST declara greve de petroleiros ilegal por ter "cunho político"
  • Cadê nossos pastores? Cadê os bispos? Cadê a CNBB?
  • Apelo à Comissão Brasileira de Justiça e Paz e a quem mais quiser ouvir
  • Ódios ou Luzes, o Brasil na encruzilhada
  • No WhatsApp, a força de líderes individuais entre os caminhoneiros
  • Greve dos caminhoneiros tem apoio nas ruas: “É um mal necessário”
  • Combustíveis: como chegamos ao caos
  • A perigosa miragem de uma solução militar para a crise do Brasil
  • Cresce chance de Temer não terminar mandato, dizem membros do Congresso e STF
  • General à frente da Defesa evita criticar quem pede “intervenção militar”
  • A questão nacional: o desafio maior dos progressistas
  • Caminhoneiros dobram a aposta, ganham adeptos e amplificam pedidos por “intervenção militar”
  • A raiz da greve dos caminhoneiros e a regulação do trabalho
  • "O pessoal não aceitou acordo, a greve continua"
  • Uma semana de greve de caminhoneiros e de caos na República Federativa das Rodovias
  • O caminho correto passa longe do petróleo
  • A Greve dos Caminhoneiros: entre a guerra civil na direita e a desorganização da esquerda
  • A luta dos caminhoneiros e as questões incômodas
  • Greve dos caminhoneiros: a disputa para decidir quem banca a solução da crise
  • Sem garantia do fim da greve
  • 'Ato de caminhoneiros pode ser o embrião de uma rebelião tributária', diz economista
  • A Petrobrás sob o controle dos especuladores e a greve dos caminhoneiros
  • Governo cede e anuncia concessões chave para caminhoneiros
  • Petroleiros preparam greve e acusam presidente da Petrobras de beneficiar grupos internacionais
  • A greve dos caminhoneiros e o Brasil 100% renovável e sem combustíveis fósseis
  • Entidades assinam acordo mas estão descrentes do fim da paralisação
  • Greve: desmonte da Petrobras levou país ao caos
  • Governo se rende a caminhoneiros, que prometem tentar acabar a greve
  • Sob pressão geral, governo temia novo junho de 2013
  • A Esquerda diante da paralisação dos caminhoneiros
  • Grupos pró-intervenção militar tentam influenciar rumo de greve dos caminhoneiros

Notícias relacionadas

  • Poesia e mística: o silêncio como origem e destino. Entrevista especial com Mariana Ianelli

    “O tempo interior, de silêncio, paciência e meditação, tem sido cada vez mais preterido pelo imediatismo, que é a noção d[...]

    LER MAIS
  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Com traições na base aliada e críticas, Temer tem seus dias de Dilma

    Chamado de usurpador e golpista por parte seus opositores, o presidente interino Michel Temer (PMDB) fez algo que a presidente afa[...]

    LER MAIS
  • No Senado, Padilha diz que Desenvolvimento Agrário voltará a ser ministério

    O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi aplaudido hoje (11), ao dizer em audiência pública na Comissão de Agricultura do[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados