No Brasil, 40% da água captada é desperdiçada, em razão de ligações clandestinas, vazamentos, roubos e falhas na medição

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • O Papa descreve o Concílio Vaticano II como a "estrela polar do caminho da Igreja" e apela ao progresso na "reforma eclesial"

    LER MAIS
  • Papa Leão XIV: Um golpe nos poderosos

    LER MAIS
  • “A memória sem cérebro desafia a associação quase automática entre memória e sistema nervoso central”, exemplifica o pesquisador

    Os mistérios mais atraentes da neurobiologia vegetal são os que questionam as categorias do pensamento moderno. Entrevista especial com Guilherme Soares

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

11 Agosto 2018

Quase metade da água captada no Brasil é desperdiçada; Número alcança os 40%, gerado por ligações clandestinas e vazamentos.

A reportagem é de Vitor Neves, publicada por Rádio USP, 10-08-2018. 

A disponibilidade de água no planeta é finita e um dos recursos naturais mais importantes para a vida na Terra. Por isso, ela precisa ser usada de forma consciente. O uso irracional da água já está causando danos no planeta, principalmente nos períodos de seca.

Segundo dados da EOS Organização e Sistemas, no País 72% da vazão consumida vai para a agricultura, 11% são para o consumo animal, 9% para o abastecimento urbano, 7% para uso industrial e 1% para abastecimento humano rural. Mas essa distribuição tem um agravante, o desperdício que no Brasil chega a quase 40% do que é captado. Nessa porcentagem estão incluídas as ligações clandestinas, os vazamentos, os roubos e falhas na medição.

Lineu Andrade de Almeida, diretor técnico do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto comentou que Ribeirão Preto não corre o risco de uma crise hídrica no momento, por conta de se situar em cima do Aquífero Guarani e que o departamento tenta conscientizar para o uso correto da água na população para a cidade não enfrentar problemas no futuro.

Ouça o áudio aqui

Leia mais