Autópsia confirma assassinato do bispo nos Camarões e desmente suposto suicídio

Mais Lidos

  • Para o sociólogo, vivemos tempos de anomalia. A sociedade pós-moderna “esfacelou as identidades sociais” e está difícil “ter uma percepção clara e objetiva do que está acontecendo”

    O momento é de ruptura dialética da historicidade social: “um eclipse total da lua”. Entrevista especial com José de Souza Martins

    LER MAIS
  • "O Cântico das Criaturas nos ajuda a defender a vida". Entrevista com Stefano Mancuso

    LER MAIS
  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6X1 - As lutas pelo direito ao trabalho no Brasil. Artigo de Ricardo T. Neder

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

12 Junho 2017

A investigação sobre as estranhas circunstâncias da morte de Dom Jean-Marie Benoit Balla, Bispo de Bafia, em Camarões, teve um avanço ao descartar a versão inicial de um suposto suicídio do prelado. A descoberta de um bilhete desviou inicialmente as investigações das autoridades, apesar de que a teoria do suicídio não se encaixava na integridade moral do bispo e não era crível para os católicos locais. A autópsia do prelado revelou uma morte violenta e possíveis sinais de tortura.

A informação é publicada por Gaudium Press, 09-06-2017. A tradução é de Henrique Denis Lucas.


Dom Jean-Marie Benoit Balla, Bispo de Bafia, em
Camarões. Foto: Arquidiocese de Yaoundé.

"Bispos não se suicidam", declarou abertamente o Arcebispo de Bamenda, dom Cornelius Esua, ao ser questionado sobre o caso. O prelado recordou que o bispo não demonstrava nenhum sinal de tendências suicidas ou de sofrer com alguma situação desesperadora que o levasse a acabar com sua vida.

As versões sobre o suposto suicídio foram identificadas pelo padre García Fernando, Superior Provincial dos xaverianos em Camarões, como uma estratégia para desacreditar a Igreja. "Aqui em Camarões há muitas realidades, movimentos ambíguos que buscam prejudicar a Igreja", indicou ao Vatican Insider. "Grupos muito fortes, vinculados ao poder ou a sociedades secretas, como a Ordem da Rosa Cruz. A morte de Balla permanece sendo um mistério".

O corpo de Dom Benoit Balla foi encontrado em um rio perto de Yaoundé, depois de estar desaparecido por vários dias. Perto dali, em uma ponte, o veículo do prelado foi abandonado, onde encontrou-se o bilhete dizendo "Não procurem por mim. Estou na água". Em contradição com a montagem de um suposto suicídio, a autópsia não encontrou nenhuma evidência de morte por afogamento.

Segundo os especialistas, o corpo do prelado estava na água a menos de quatro horas. A posição dos braços descarta a possibilidade de que houvesse lutado para sair da água. "O Bispo Balla foi torturado e brutalmente assassinado", determinou a autópsia de acordo com a Bareta News.

Leia mais