Apresentação
O uso disseminado da Inteligência Artificial – IA no ano de 2023 criou o enquadramento de um futuro onde as linhas da evolução ou “progresso” e disrupção biossocial se confundem. Até que ponto esta tecnologia evidencia o humano em seus projetos e como é possível, a partir dela, fortalecer e criar instituições política e economicamente democráticas? A digitalização da vida manifestada pela plataformização, algoritmização e, mais recentemente, com o uso intensivo de IA provoca neocolonialismos que não só operam nas esferas do acesso, controle, vigilância e manipulação dos dados, como também regem a utilização de recursos naturais e dos corpos em diferentes contextos geográficos. Quais os impactos desta tecnologia nas estruturas e escalas de poder e quais as consequências do seu uso generalizado para as populações e seus distintos contextos socioambientais?
O Ciclo de Estudos Inteligência Artificial. Potencialidades, desigualdades e o risco existencial humano tem como principal objetivo aprofundar e atualizar o debate sobre as potencialidades, cosmovisões, distopias e especulações relacionadas aos usos da inteligência artificial e seus impactos na sociedade contemporânea.
Objetivo geral
Debater transdisciplinarmente as potencialidades, cosmovisões, distopias e especulações relacionadas aos usos da Inteligência Artificial – IA e seus impactos nas sociedades contemporâneas, através de abordagens ecológicas, antropológicas, éticas, políticas e econômicas.
Objetivos específicos
- Descortinar os horizontes da condição humana a partir de sua integração substancial e generalizada com sistemas de IA;
- Compreender os impactos sociotecnológicos globais das big techs nos diferentes contextos de desigualdade biossocial;
- Discutir a criação e implementação de regulamentações para os diferentes usos e criações da Inteligência Artificial;
- Debater os impactos da IA sobre os direitos humanos;
- Descrever as cosmovisões e estratégias utilizadas pelos detentores dos sistemas de IA;
- Perscrutar as manifestações colapsologistas e aceleracionistas relacionadas ao desenvolvimento da IA;
- Debater sobre as implicações éticas da IA nos sistemas políticos e militares;
Certificado
Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.
O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHU, YouTube, Facebook e Twitter. Não é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.
Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
Instituto Humanitas Unisinos – IHU