10 Novembro 2011
O professor Andrew Linzey, estudioso de teologia animal, foi premiado com um reconhecimento universitário do mais alto nível pelo seu trabalho pioneiro nesse campo.
A nota é de Marco Tosatti, publicada em seu blog no portal do jornal La Stampa, 04-11-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
A Universidade de Winchester vai entregar ao Prof. Linzey o grau de doutor honoris causa em Teologia [Divinity], em reconhecimento pela sua obra sobre teologia animal.
Linzey, que é diretor do Centro de Oxford para a Ética Animal, declarou: "Estou muito feliz por aceitar esse prêmio em nome dos meus colegas do Centro de Oxford para a Ética Animal, que estão na vanguarda nesse assunto internacionalmente. A ética animal é uma disciplina emergente com muitos cursos universitários em todo o mundo, e este prêmio representa um encorajamento para todos aqueles que trabalham neste campo".
"A ética animal – continua – explora os desafios que esse novo pensamento coloca, seja conceitualmente quanto praticamente, à compreensão tradicional das relações humano-animais".
A professora Elizabeth Stuart, vice-chanceler regente, comentou: "Em Winchester, apreciamos e celebramos aqueles que se fazem defensores dos sem voz e desafiam os paradigmas dominantes. Homenagearemos um dos defensores mais apaixonados do pensamento mais profundo, alguém que será lembrado como um dos teólogos mais influentes e perspicazes do seu tempo".
A cerimônia, marcada para o dia 9 de novembro, ocorre na catedral de Winchester. Linzey é autor do livro Creatures of the same God (Criaturas do mesmo Deus) e codiretor da Revista de Ética Animal, publicada pela Illinois University Press.