Quem é Elizabeth Johnson?

Mais Lidos

  • Comando Vermelho usa drones gigantes para transportar até 20 fuzis FAL ou AR-15 entre favelas no Rio

    LER MAIS
  • Viver em contínuo Pentecostes. Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • “Esse debate se torna ainda mais importante em um ano eleitoral, porque é fundamental assegurar que os resultados positivos no combate à fome sejam preservados, independentemente de qual governo esteja no poder, seja de direita, seja de esquerda ou centro”, afirma o especialista

    "Os dados mostram que o Brasil conseguiu retornar a um nível de insegurança alimentar semelhante ao registrado em 2014, ano em que o país saiu do mapa da fome da ONU". Entrevista especial com Lucas Moura

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

30 Março 2011

Religiosa da congregação de São José, natural do Brooklyn, EUA, Elizabeth Johnson foi presidente tanto da Catholic Theological Society of America quanto da American Theological Society.

Ela atua como membro do Diálogo Nacional Luterano-Católico, como consultora da Comissão sobre Mulheres na Igreja e na Sociedade dos bispos católicos americanos, como teóloga no diálogo entre ciência e religião promovido pelo Vaticano e no estudo de Cristo e das religiões do mundo, também promovido pelo Vaticano.

Também é autora do muito aclamado "Aquela que É: O Mistério de Deus no Trabalho Teológico Feminino" (Vozes, 1995), assim como de "Nossa Verdadeira Irmã: Teologia de Maria na Comunhão dos Santos" (Loyola, 2003).

Johnson também é autora da edição nº. 51 dos Cadernos Teologia Pública, publicados pelo IHU.

Hoje, Elizabeth Johnson é professora emérita de teologia da Fordham University. A Fordham é uma universidade confiada à Companhia de Jesus.

Publicações mais recentes de Elizabeth Johnson:

  • She Who is: the Mis tery of God in feminist theological discour se. New York: Cross ro ad, 1992. Publicação em português: Aquela que É: O Mistério de Deus no trabalho teológico feminino. Petrópolis: Vozes, 1995
  • Dangerous Memories: A Mosaic of Mary in Scripture. New York: Continuum International Pub., 2004.
  • Truly Our Sister: A Theology of Mary in the Communion of Saints. New York: Continuum International Pub., 2003. Publicação em português: Nossa verdadeira irmã: Teologia de Maria na comunhão dos santos. São Paulo, Brasil: Edições Loyola, 2006.
  • Quest for the Living God: Mapping Frontiers in the Theology of God. New York: Continuum Publishers International,
    2007.