A quarta encíclica de Bento XVI, sobre a fé, será publicada no começo de 2013

Mais Lidos

  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS
  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • COP30 se torna a “COP da Verdade” ao escancarar quem atua contra o clima

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: André | 14 Novembro 2012

Depois da caridade (Deus Caritas Est, em 2006) e da esperança (Spe Salvi, em 2007), Bento XVI vai completar seu ensinamento sobre as três virtudes teologais com uma encíclica sobre a fé, que deverá ser publicada antes da Páscoa de 2013.

A reportagem é de Frédéric Mounier e publicada no jornal francês La Croix, 13-11-2012. A tradução é do Cepat.

No contexto do Ano da Fé, aberto no dia 11 de outubro de 2012, a quarta encíclica de Bento XVI deverá ser publicada antes da Páscoa de 2013 e será naturalmente consagrada ao aprofundamento da fé dos católicos. Centrado sobre a morte e a ressurreição de Cristo, esse texto será, diz-se em Roma, construído em torno do evento pascal.

Redigido em grante parte durante o verão de 2012 em Castel Gandolfo, e aproveitando esses dias para os últimos retoques, sua publicação sucederá o lançamento, no dia 21 de novembro, do terceiro volume assinado por Joseph Ratzinger sobre Jesus, mais precisamente assim como é apresentado pelos Evangelhos da infância.

Sempre cioso de ver a Igreja e os batizados aprofundando sua e redescobrindo sua essência, o papa teólogo proporá uma reflexão sobre o papel da fé hoje numa sociedade e numa vida humana contemporâneas. Deveremos ler nesta encíclica uma reflexão sobre o valor da verdade cristã, enraizada no mistério pascal, num mundo que se interroga sobre a própria validade desse conceito.