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Tráfico humano é a segunda fonte de riqueza, aponta teóloga

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10 Setembro 2012

A professora Wanda Deifelt, do Luther College, de Decorah, Iowa, revelou, no painel sobre Tarefas da Teologia na América Latina, atividade realizada hoje no I Congresso Internacional da Faculdades EST, que o tráfico humano é a segunda fonte de riquezas no mundo, atrás apenas do narcotráfico.

“Identificar que essa realidade está ao nosso redor, sendo vivenciada inclusive aqui em São Leopoldo, também é tarefa da teologia”, disse. Wanda destacou que a teologia está desafiada a oferecer esperança numa sociedade individualista, a nomear a realidade e explica-la a todos.

A reportagem é de Micael Vier B. e publicada pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), 13-09-2012.

“Não precisamos cometer suicídio intelectual para sermos cristãos, porque a nossa fé busca compreensão”, destacou no mesmo painel o professor da Universidade de Stellenbosch, Nico Koopman, da África do Sul, ao afirmar a necessidade da religião e da ciência “cantarem juntas um dueto” ao invés de duelarem entre si.

Advindo da tradição reformada, Koopman enalteceu a importância da religião fomentar e promover a dignidade humana no contexto da integridade da Criação. “A religião que gostaríamos de vivenciar na esfera pública também precisa conviver com a realidade dual, ou seja, reconhecer a diversidade de etnias, gêneros, confissões e nacionalidades”, frisou.

Oferecendo eco às declarações de Koppmann, o presidente da Associação Mundial para a Comunicação Cristã, Dennis Smith, argumentou que o reconhecimento da diferença pode fazer com que “encontremos em outra expressão de fé algo que nos complete, sem abandonarmos o específico da nossa própria religiosidade.”

Ao direcionar sua mirada para o contexto latino-americano, mas também global, Wanda Deifelt agregou que a teologia precisa promover a esperança, ser contextualizada, profética e dialogal. Além disso, pontuou, ela está diretamente relacionada aos espaços que a pessoa ocupa, seja o corpo físico, o corpo social, o corpo eclesiástico ou o corpo cósmico.

Na análise da professora do Luther College, pensar a teologia em termos dialogais significa ir ao encontro das diferenças para que “possamos pensar além daquilo que é previsto”.

(Cf. notícia do dia 14/09/2012 desta página).

Que sentimentos essa notícia provocou em você?

O texto bíblico a seguir pode lhe iluminar.

Leia-o e deixe que ele ecoe em você.

Erguendo os olhos, Jesus viu pessoas ricas que depositavam ofertas no Tesouro do Templo.
Viu também uma viúva pobre que depositou duas pequenas moedas.
Então disse: "Eu garanto a vocês: essa viúva pobre depositou mais do que todos.
Pois todos os outros depositaram do que estava sobrando para eles.
Mas a viúva, na sua pobreza, depositou tudo o que possuía para viver." (Lc 21, 1-4)

Com confiança faça uma oração com o que sentiu.

Se quiser, pode escrever sua prece e enviá-la, para que outros possam rezar junto pelo site.

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