O ecumenismo e o jubileu do Concílio de Constança

Mais Lidos

  • Inspirado na filosofia africana de Mogobe Ramose e pela história do Quilombo Mesquita, em Cidade Ocidental, Goiás, pesquisador defende que a pluridiversidade das comunidades quilombolas revela uma forma de existência fundada na ancestralidade, na reciprocidade e na multiplicidade das cosmopercepções.

    Pluridiversidade quilombola: quando a multiplicidade dos mundos se torna horizonte de justiça, pertencimento e resistência. Entrevista especial com Manoel Barbosa Neres

    LER MAIS
  • O que falta no programa de Lula. Artigo de Luiz Carlos Bresser-Pereira

    LER MAIS
  • A figura de Trump provavelmente pairará sobre a viagem do papa à América Latina

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Por: André | 28 Março 2014

O Concílio de Constança (1414-1418) foi um acontecimento mundial do fim da Idade Média. É o que lembram o Land de Bad-Württemberg, a Cidade de Constança e as Igrejas católica e reformada por ocasião dos 600 anos.

A reportagem é publicada por Katholische Nachrichten-Agentur GmbH, 26-03-2014. A tradução é de André Langer.

O primeiro ano do jubileu – 2014 – estará centrado sobre o principal iniciador do Concílio de Constança, o rei Sigismundo. Em seguida, em 2015, será trabalhado o tema da justiça, tendo como personagem central o reformador Jan Hus, que foi julgado herético pelos bispos conciliares e queimado na fogueira.

As festividades terão um cunho ecumênico, com a participação das Igrejas católica romana e evangélica reformada. “A questão da partilha do poder entre o papa e o concílio permanece atual”, afirma Mathias Trennert-Helwig, padre da Catedral de Nossa Senhora (Münster) de Constança. As manifestações ecumênicas mostrarão que as Igrejas são convidadas a ultrapassar as separações entre si.

A partir do final de abril de 2014, e até 2018, exposições, concertos, apresentações teatrais, celebrações e jornadas de estudo marcarão o jubileu.

O pontapé inicial das festividades será dado no dia 27 de abril por ocasião de uma celebração ecumênica no Münster de Constança e de uma recepção organizada pelo Land de Bad-Württemberg em companhia de seu ministro-presidente Winfried Kretschmann.

No mesmo dia, uma exposição será inaugurada no local que acolheu o Concílio, com 350 obras procedentes de museus de toda a Europa. Os visitadores poderão descobrir manuscritos preciosos, quadros religiosos e objetos da vida cotidiana daquela época.