25 Março 2014
Encontrar pessoas “mergulhadas” em seus smartphones, alheias ao que acontece ao redor, não é tarefa difícil hoje em dia, não importa onde você esteja. Mas será que elas abririam mão da alienação do celular para ajudar algumas das 768 milhões de pessoas que ainda não possuem acesso à água potável? Este é o desafio que a iniciativa Tap Project, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), faz a todos os usuários de iPhone do planeta.
A reportagem é de Débora Spitzcovsky, publicada pela SuperInteressante, 20-03-2014.
Funciona assim: os mortais dispostos a lutar contra o vício da tecnologia, acessam pelo próprio smartphone o site da campanha, posicionam o celular em cima de uma superfície rígida e dão start no cronômetro da “brincadeira”. A cada 10 minutos sem mexer no aparelho, o desafiado conquista um dia de água potável para uma criança que não tem acesso ao recurso.
Como? Trata-se de um acordo da Unicef com seus patrocinadores. A cada desafio cumprido, eles se comprometem a doar a quantia necessária para fornecer água para uma criança necessitada. A ideia é conscientizar as pessoas para o problema da falta do recurso no mundo (e para a importância de economizá-lo) ao tirar delas algo que realmente priorizam – no caso, o celular. “768 milhões de cidadãos não têm acesso à água potável. Vamos ver quanto tempo você consegue ficar sem algo bem menos vital?”, provoca a iniciativa.
E aí, que tal participar? Se você é competitivo, já pode ir se preparando para ficar bastante tempo sem o celular: o recorde do Tap Project é mais de 275 horas sem mexer no aparelho (o que significa um dia de água para 1.650 crianças carentes). Ah, e nem adianta querer roubar: o site da campanha lê os sensores do seu celular (eis o motivo do desafio só funcionar em iPhones) e, por isso, sabe exatamente quando você mexe nele.
Para quem topar participar, vai aí uma sugestão: sabe aquela (cada vez mais) famosa brincadeira de empilhar os celulares na mesa do bar para ver quem resiste mais tempo a mexer no aparelho? Deixe o Tap Project ligado! Enquanto você se diverte com os amigos no happy hour, ajuda as crianças de todo o mundo que não têm acesso à água potável. Que tal?
Leia a notícia aqui
Que sentimentos esta notícia provocou em você?
Chegou Jesus, a uma cidade da Samaria chamada Sicar,
perto do campo que Jacó tinha dado ao seu filho José.
Aí ficava a fonte de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto à fonte.
Era quase meio-dia.Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água.
Jesus lhe pediu: «Dê-me de beber.»
(Os discípulos tinham ido à cidade para comprar mantimentos).
A samaritana perguntou: «Como é que tu, sendo judeu,
pedes de beber a mim, que sou samaritana?»
(De fato, os judeus não se dão bem com os samaritanos).
Jesus respondeu: «Se você conhecesse o dom de Deus,
e quem lhe está pedindo de beber, você é que lhe pediria.
E ele daria a você água viva.»(Jo 4, 5-9)
Leia-o e deixe que ele ecoe em você.
Com confiança faça uma oração com o que sentiu. Se quiser, pode escrever sua prece e enviá-la, para que outros possam rezar junto pelo site.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
10 minutos sem celular = 1 dia de água potável para crianças necessitadas. Você aceita o desafio da ONU? - Instituto Humanitas Unisinos - IHU