Rûmî na oração inter-religiosa desta semana

Mais Lidos

  • Em nome de Deus: quando a política se apropria do Evangelho. Artigo de Martin Scheuch

    LER MAIS
  • “Os eleitores têm que pressionar os candidatos a se comprometerem a transformar a política de adaptação climática numa política de longo prazo, numa política de Estado com medidas emergenciais, que são, às vezes, necessárias, mas também com medidas de longo prazo”, insiste o cientista

    Plano de adaptação às mudanças climáticas: Brasil já fez lição de casa; é preciso implementá-la com urgência. Entrevista especial com Paulo Artaxo

    LER MAIS
  • O futuro em disputa: algoritmos, extrema-direita e autoritarismo. Destaques da Semana no IHUCast

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

29 Mai 2015

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Através de orações de mestres espirituais de diferentes religiões, mergulhamos no Mistério que é a absoluta transcendência e a absoluta proximidade. Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora com Paulo Sérgio Talarico, artista plástico de Juiz de Fora.

Meu adorado

Ó Deus,

mostra-me onde estás,

para que eu possa tornar-me teu servo,

para que eu amarre tuas sandálias

e que penteie teus cabelos,

para que eu lave tua roupa,

mate teus piolhos,

traga teu leite,

oh meu adorado!

Que eu beije tua mão amada,

que eu massageie teu pé amado

e no momento de dormir,

balance tua pequena cama;

que eu varra teu pequeno quarto

na hora de dormir!

Que todas as minhas cabras

sejam sacrificadas por ti,

em quem eu penso,

Lânguido, pleno de desejo

de amor.

(oração de um simples pastor, em um dos contos de Masnavi de Rûmî – MII, 1720s)

Rûmî (1207 -  1273) viveu no Império Bizantinofoi poeta, jurista e teólogo do sufismo. É visto como um apóstolo do ecumenismo, famoso por escrever histórias que são consideradas orações e pela sua contribuição com o diálogo inter-religioso, em uma época em que este diálogo ainda não era pensado.  Sua mais importante mensagem foi o "amor", fio condutor de todas suas obras.  As histórias do poeta traçam um percurso sobre a criação.