As freiras leem mais que os padres

Mais Lidos

  • “A América Latina é a região que está promovendo a agenda de gênero da maneira mais sofisticada”. Entrevista com Bibiana Aído, diretora-geral da ONU Mulheres

    LER MAIS
  • A COP30 confirmou o que já sabíamos: só os pobres querem e podem salvar o planeta. Artigo de Jelson Oliveira

    LER MAIS
  • A formação seminarística forma bons padres? Artigo de Elcio A. Cordeiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

27 Julho 2015

O diretor da Libreria Editrice Vaticana (LEV), padre Giuseppe Costa, disse ao jornal L'Osservatore Romano, que "as freiras leem mais do que os sacerdotes". Um fenômeno que também se vê na sociedade secular e que, portanto, é refletido no mundo religioso: as mulheres leem mais que os homens.

A reportagem foi publicada pelo jornal L'Osservatore Romano e republicada no sítio Zenit.org, 22-07-2015.

Segundo as estatísticas, as vendas de livros diminuíram e as livrarias são menos frequentadas. De fato, disse o Pe. Costa, “no passado as livrarias eram mais frequentadas por religiosos e religiosas. Mas hoje em dia, temos que fazer as contas com os efeitos colaterais do empobrecimento da classe média, que, até mesmo, afeta muito a cultura”.

"As religiosas – recorda o sacerdote Salesiano – são as primeiras a adquirir os documentos publicados pelos entes do Vaticano, um fato que vale especialmente para aquelas que trabalham nas paróquias e que estão em contato direto com os problemas da família e da sociedade”.

"Os sacerdotes, por sua vez, com as devidas exceções, parecem frequentar com menos regularidade as livrarias. Os maiores fluxos são registrados com as grandes festas litúrgicas”.

"É claro – acrescenta o diretor da LEV – que as suas receitas são escassas. Portanto, torna-se necessário realizar um projeto cultural mais amplo para fomentar mais a leitura”.

No que respeita às questões e livros mais vendidos, "os religiosos e religiosas procuram os textos de meditação cristã relativos à lectio divina, que ajudam a aprofundar o diálogo com Deus".