Por: André | 17 Julho 2015
“A UNESCO deve ouvir as vozes de professores e estudantes de todo o mundo que resistem à mercantilização da educação”.
Carta dirigida à diretora-geral da UNESCO em protesto contra a guinada economicista deste organismo internacional
Na sequência, publicamos a carta que 225 educadores, acadêmicos e pesquisadores do setor da educação de cerca de 30 países dos cinco continentes dirigiram à Dra. Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, na qual expressam:
1.- Uma aberta preocupação com a guinada economicista que tiveram eventos recentes da UNESCO, especialmente o Fórum Mundial de Educação realizado em Incheon, Coreia do Sul;
2.- O risco que contém para a perspectiva humanista e integral da educação o renovado protagonismo dos chamados “aliados” ou “parceiros estratégicos” expressados em instâncias financeiras e econômicas globais que se consideram habilitados para dirigir a agenda educativa mundial;
3.- A preocupação com o reduzido protagonismo que seguem tendo os idiomas castelhano e português nos eventos mundiais;
4.- A pouca participação de professores e pesquisadores da educação nos encontros educativos mundiais organizados pela UNESCO como o Fórum Mundial de Educação;
5.- A necessidade de trabalhar de maneira renovada para garantir o direito humano à educação para todos e todas, a educação pública, gratuita e de qualidade para todos e todas, assim como a recuperação de uma perspectiva da educação guiada pelas ciências pedagógicas e não pelas lógicas do mercado.
A carta é um apelo dramático para lutar contra o apagão pedagógico global. A carta circulou durante estes meses e, junto com as adesões que ainda houver, será entregue no marco da Conferência Geral da UNESCO, que acontecerá em novembro deste ano. Na sequência seguem a carta e as assinaturas.
A carta é publicada por Rebelión, 14-07-2015. A tradução é de André Langer.
Eis a carta.
Dra. Irina Bokova
Diretora-Geral da UNESCO
Seu endereço –
Com o devido respeito e consideração;
A educação, como direito humano fundamental e como garantia de sociedades justas, igualitárias e includentes, constitui uma das mais belas esperanças dos povos do mundo. Cada vez que uma criança, adolescente ou adulto se incorpora à educação, estamos trabalhando para um mundo democrático, justo, inclusivo, solidário, em paz e ecologicamente viável.
Os que subscrevemos esta carta (professoras, professores, intelectuais, pesquisadoras e pesquisadores educativos) fazemo-lo a título pessoal, a partir de diferentes lugares e nacionalidades. Sobretudo, queremos apoiar e manifestar o nosso compromisso com a aspiração global expressada em Incheón, na Coreia do Sul, em maio deste ano, de atingir em 2030 uma Educação Para Todos e Todas, sem exclusão de nenhum tipo.
Diretora-geral, é um fato que no Fórum Mundial de Educação, em Incheon, reuniram-se importantes organizações acadêmicas, da sociedade civil e de alguns movimentos sociais, as quais debateram e produziram uma relevante declaração, mas seu protagonismo no próprio Fórum Mundial de Educação viu-se eclipsado pelos organismos econômicos globais. Com preocupação evidenciamos no desenvolvimento deste encontro mundial [1] elementos, práticas e discursos que ali se fizeram presentes, que em si mesmos conspiram contra o alcance das metas pós-2015. Esse é o motivo desta carta.
Senhora Diretora-geral, compartilhamos a preocupação de que a educação seja cada vez melhor e contribua para a construção de aprendizagens significativas para toda a vida que sejam valiosas e úteis para a população e suas sociedades, assim como a preocupação de que a UNESCO é o espaço mundial privilegiado para falar, pensar, debater e definir a respeito.
No entanto, consideramos necessário destacar que o discurso da qualidade educativa vem sendo utilizado por parte dos organismos econômicos internacionais como o Cavalo de Troia no qual se introduzem as contra-reformas educativas que reduzem o papel dos sistemas educativos para o desenvolvimento de um pequeno grupo de aprendizagens e uma competição sem sentido entre as instituições escolares com vistas a se posicionar nos rankings. Do mesmo modo, dados os critérios seletivos nas matérias avaliadas se hierarquizam de maneira perigosa e enviesada determinadas aprendizagens, primando na prática aquilo que se vem denominando de “Back to Basics”.
As fortes pressões de determinados organismos economicistas e financeiros transnacionais, promotores de políticas e economias neoliberais, estão contribuindo para um notável abandono de concepções educativas destinadas ao desenvolvimento integral e à felicidade da população. Com isso, dificulta-se uma educação promotora do desenvolvimento científico, humanístico, social e artístico para uma vida livre, justa, solidária e feliz.
Muitos dos pontos de vista sobre a educação, diferentes daqueles que pretendem hegemonizar os organismos econômicos globais, praticamente estiveram ausentes no encontro de Incheon. Em Incheon não estavam presentes todos aqueles que deveriam estar e, portanto, ignora-se o caráter plural que deveriam ter eventos como o da Coreia do Sul, cujos propósitos são construir um autêntico consenso mundial educativo. Tal carência impactou no próprio papel da UNESCO como organismo internacional destinado a construir consensos políticos e sociais sobre a educação.
Reconhecemos que em Incheon, Coreia do Sul, podiam manifestar-se os representantes dos governos, a chamada sociedade civil e os movimentos sociais, mas em intervenções que não ultrapassassem os três minutos. Embora tenhamos que estar conscientes da pouca representação deste último setor, dadas as muitíssimas dificuldades para obter recursos econômicos para participar deste tipo de evento. Ao contrário, houve longas intervenções de representantes e porta-vozes da perspectiva do mercado na educação. As poucas vozes alternativas aceitas por vocês – como a poderosa Internacional da Educação e a nobre Campanha Mundial pelo Direito à Educação – mal puderam expor seu ponto de vista em defesa dos coletivos docentes, das associações estudantis e organizações comunitárias e cívicas como atores e coautores principais implicados em qualquer política de melhoria da educação.
Que bonito teria sido se no Fórum Mundial sobre a Educação tivessem tido uma voz viva e sem mediações docentes, intelectuais e pesquisadoras e pesquisadores dos cinco continentes, representando a diversidade de pontos de vista e experiências no desenvolvimento dos sistemas educativos, o que não aconteceu.
Que esperançoso para a educação mundial teria sido tornar visíveis, em Incheon, os milhões de profissionais da educação, educadores e educadoras que em todo o mundo resistem à mais ambiciosa ofensiva neoliberal dos últimos tempos contra a educação. Ofensiva que se expressa em tendências, tais como: a avaliação docente punitiva, a simplificação mercantil de uma modalidade de qualidade educativa mensurável quantitativamente com provas padronizadas elaboradas ou motivadas por instâncias econômicas globais, assim como políticas de salários e condições de trabalho inapropriadas em muitos lugares do mundo. Tudo isso evidencia a precária valorização do papel do magistério como construtor de sociedades democráticas, pacíficas, igualitárias, solidárias e comprometidas com a salvaguarda da vida no planeta.
Entendemos que o Fórum de Incheon era um espaço de encontro dos Ministérios de Educação do mundo. Mas teria sido mais rico e positivo que outras organizações representativas de quem pesquisa e trabalha nas salas de aula de todo o mundo – desde a relação teoria e prática educativa – tivessem debatido sobre as possibilidades e potencialidades da educação para todos até 2030, muito além de porcentagens de matrículas, cobertura escolar, quantia do PIB e dos orçamentos dos governos para investir em educação.
Pelo contrário, o mercado, a produtividade do trabalho e o desenvolvimento tecnológico emergiram como grandes condicionantes para o fortalecimento dos sistemas educativos; aspectos que de maneira alguma garantem uma educação de qualidade para todos e todas. A este respeito, consideramos que os docentes, representações dos estudantes, das famílias, os movimentos sociais, assim como organizações dedicadas à pesquisa educativa devem ser considerados parceiros estratégicos destes eventos no futuro, com uma presença muito ativa, determinante e superior àquela dos organismos econômicos internacionais.
Dra. Irina Bokova, com preocupação evidenciamos em boa parte dos discursos feitos nos painéis centrais do Fórum de Incheon uma proeminência das perspectivas economicistas e reducionistas da educação, em detrimento da perspectiva pedagógica que contempla o ser humano em todas as suas dimensões, não exclusivamente aquelas relacionadas às necessidades da economia neoliberal. Palavras como mercado, economia, desenvolvimento industrial, eclipsaram os discursos e chaves pedagógicas cujos argumentos promovem reformas e inovações educativas destinadas a empoderar as gerações mais jovens.
A partir das ideias expostas, é urgente e impostergável que a UNESCO retome o papel orientador da educação a partir dos campos de conhecimento que lhe são próprios: as ciências da educação. Só assim se poderá falar de uma boa associação para a agenda 2015-2030, na qual organismos como o Banco Mundial, a OCDE, o FMI e o BID, não determinem o rumo dos sistemas educacionais.
A partir da crise financeira da UNESCO derivada da negação dos Estados Unidos de honrarem seus compromissos, sob o pretexto da suposta inconveniência da incorporação da Palestina como Estado membro da UNESCO, preocupa-nos o fato de que a relação com órgãos econômicos globais tenha posto em perigo a outrora emblemática autonomia da UNESCO. Este fenômeno expressa-se no esvaziamento de espaços institucionais da própria UNESCO ou outros semelhantes que se considerem coerentes com as finalidades com que foi criada a organização você preside.
Dra. Bokova, um Fórum Mundial de Educação como o de Incheon, Coreia do Sul, deve ser o cenário no qual se tornem visíveis e encontrem distintas perspectivas sobre o acompanhamento e a avaliação dos sistemas educacionais em geral e das aprendizagens em particular. Lamentamos que a perspectiva predominante do Fórum tenha sido a da OCDE e suas provas PISA. Reducionismo que vai em detrimento das perspectivas qualitativas ou de outras experiências como, por exemplo, aquelas desenvolvidas pelo Asia Center, as Medições Independentes de Aprendizagem (MIA) criadas pelo CIESAS no México, o desenho dos seis âmbitos da qualidade ou modelo de Cubo criada na Venezuela, para citar apenas alguns. O próprio trabalho do Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade na Educação (LLECE), ao ter uma presença limitada nos debates e discursos do Fórum de Incheon, percebeu-se subsidiário da perspectiva PISA. Não se deu voz para quem expressa resistência argumentada de muitas e muitos profissionais da educação, docentes e dissentes para valorizar a partir da complexidade do fato educativo o impacto destes sistemas de avaliação.
A valorização da interculturalidade e da pluralidade de enfoques sobre a educação são inerentes ao espírito, filosofia e perspectiva que levou à criação da UNESCO. Tais premissas – na nossa opinião – se viram escassamente desenvolvidas no Fórum Mundial de Educação recentemente realizado. Não consideramos impertinente, nem ousado propor e aspirar para que ao lado de Andreas Schleicher pudessem ter estado presentes, expondo seus pontos de vista – por exemplo – informantes sobre as avaliações cidadãs do Suman Bhattacharjea da Índia, a visão da educação popular expressada pelo Instituto Internacional Paulo Freire do Brasil, o pensamento educativo latino-americano expressado na CLACSO ou a recém constituída Rede Global/Glocal pela Qualidade na Educação.
Professores em geral de todo o mundo vemos e viemos constatando com preocupação a postergação da perspectiva educativa integral por parte de instâncias internacionais cuja natureza e função na governança mundial é outra. Seria necessário potencializar modelos e filosofias educativas a partir de uma compreensão holística da educação que assuma a força da relação dialética entre o global e o local nos sistemas educativos e no próprio trabalho em sala de aula.
Vemos com enorme preocupação o fato de que políticas destinadas a impulsionar uma globalização econômica neoliberal e políticas de mercado de homogeneização cultural sejam alavancadas como pedras angulares da atividade educativa. Visualizamos uma perigosa tendência para que se gere um Apagão Pedagógico Global (APG) em consequência da fragmentação da pedagogia como totalidade interpretativa do fato educativo. Questão que vem ocorrendo como fruto da imposição de modas didáticas, avaliativas, gerenciais e de um forte e enviesado controle dos currículos obrigatórios, com a finalidade de formar um homo oeconomicus e um homo consumens.
No presente, pretende-se reduzir o conhecimento profissional, o capital profissional do professorado, exclusivamente a uma mediação de aprendizagem, e percebe-se que as novas vozes especialistas são aquelas dos especialistas que projetam e orientam sistemas de avaliação positivistas com finalidades que estimamos serem alheias a uma educação verdadeiramente integral. Parece importar pouco o fato de que a formação e o lugar de trabalho destes novos especialistas sejam organizações transnacionais, empresas e fundações associadas ao setor financeiro, em vez de universidades e instituições educativas.
Agrega-se a tudo isso, o fato relevante de que novamente os idiomas castelhano e português, falados por aproximadamente 820 milhões de cidadãos e cidadãs do mundo, sejam descartados como idiomas de trabalho regular em eventos como o Fórum Mundial de Educação. Pensamos que esta circunstância leva a uma desterritorialização dos organismos da UNESCO localizados em países onde se fala fundamentalmente o castelhano e o português, cujos funcionários se veem forçados a falar o inglês ou o francês em Fóruns Mundiais, desconhecendo a identidade idiomática de regiões tão importantes em termos populacionais, culturais e educacionais. A nossa sugestão consiste em incentivar que se reverta esta situação e se reconheça a validade de idiomas falados por mais de uma décima parte da população mundial.
Senhora Bokova, estamos certos de que você tomará estas observações de caráter substantivo como um esforço para ajudar a concretizar a convergência de agendas educativas e uma ratificação da nossa esperança em que a UNESCO se converta em um autêntico fórum multicultural, plurilinguístico e essencialmente educativo. A UNESCO deve possibilitar o encontro das perspectivas dos responsáveis pela gestão dos Ministérios de Educação dos países membros, mas também de milhões de educadoras e educadores do mundo que diariamente, a partir das universidades, institutos e escolas, possibilitam que se avance na conquista da educação para todos e todas como um direito humano fundamental.
Neste sentido, consideramos que as vozes dos docentes, das e dos estudantes e de outros especialistas em educação do mundo que resistem à mercantilização da educação e à pretensão de uma robotização a partir das instituições educativas da imensa maioria dos seres humanos, são insubstituíveis nos Fóruns Educativos Mundiais. Convidamos você e a UNESCO para trabalharem juntos nisso.
Saudações.
Nota: [1] Incheon, Coreia, denominada “Fórum Mundial sobre a Educação 2015 – Educação de qualidade, equitativa e inclusiva, assim como uma aprendizagem durante toda a vida para todos em 2030. Transformar vidas pela educação”.
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Aboites, Hugo; Rector de la Universidad Autónoma de la Ciudad de México. México.
Abreu, Cesaltina Cadete Bastos de; Professora e Directora do Departamento de Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Luanda. Angola
Adell Segura, Jordi; Profesor e investigador en el Departamento de Educación de la Universitat Jaume I (UJI) y Director del Centro de Educación y Nuevas Tecnologías (CENT). Castellón de la Plana. España.
Alba Pastor, Carmen; Profesora e investigadora titular, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Complutense de Madrid. Madrid, España.
Álvarez Méndez, Juan Manuel; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Complutense de Madrid. Madrid, España.
Álvarez, Marco; Coordinador General de las Escuelas libres de Chile. Chile.
Álvarez, Víctor; ExMinistro de Industrias Básicas de Venezuela. Investigador del Centro internacional Miranda (CIM). Venezuela.
Alves, Nilda; Professora da UERJ/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.
Amiguinho, Abílio José Maroto; Professor Coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Portalegre. Portugal.
Amorim, Antônio Carlos; Professor da UNICAMP/Universidade Estadual de Campinas. Campinas. Brasil.
Andreotti, Vanessa de Oliveira; Canada ResearchChair in Race, Inequality, and Global Change. Department of EducationalStudies. TheUniversity of British Columbia. Vancouver. Canada.
Anguita Martínez, Rocío; Profesora e investigadora titular de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Valladolid, Valladolid. España.
Angulo Rasco, Félix; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Cádiz. Cádiz. España.
Antunes, Ângela; Docente de amplia trayectoria en la educación popular y convencional. Directora Pedagógico del Instituto Paulo Freire. Brasil.
Apple, Michael W.; John BascomProfessor of Curriculum and Instruction and EducationalPolicyStudies. University of Wisconsin, Madison. EEUU.
Aquerreta, Esperanza ; Profesora de la Universidad Bolivariana de Venezuela. Venezuela.
Area Moreira, Manuel ; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de La Laguna. La Laguna, Tenerife. España.
Arévalo, Julio; Profesor jubilado de la UNAN, ejerce docencia en universidades privadas. Nicaragua.
Armando Santiago, José; Docente e investigador de la Universidad de los Andes (ULA). Venezuela.
Arnove, Robert F.; Chancellor's Professor Emeritus Indiana University, Bloomington, in EEUU.
Ascorra, Paula; Profesora de Psicología en la Escuela de Psicología. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Valparaíso. Chile.
Au, Wayne; Professor at School of Educational Studies. University of Washington. Bothell, EEUU.
Autio, Tero; Professor of CurriculumTheory. School of Doctoral Studies. Institute of Education. TallinnUniversity. Tallinn. Estonia.
Ávila Dávila, Marta María; Maestra jubilada e investigadora educativa. Venezuela.
Ayers, William; Profesor jubilado, investigador y teórico sobre la educación, la paz en el mundo y los derechos de los afrodescendientes negros. Promotor de Escuelas Libres. Chicago, EEUU.
Ballarín Domingo, Pilar; Catedrática de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Granada. Granada. España.
Barbeitos, Arlindo do Carmo Pires; Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Luanda. Angola.
Bartolomé, Lilia I.; Professor, Applied Linguistics. Director, Massachusetts Language Academy (MLA). College of Liberal Arts. University of Massachusetts, Boston. EEUU.
Bassey, Michael; EmeritusProfessor of Education. Nottingham Trent University. Nottingham. United Kingdom.
Beach, Dennis; ProfessorDepartment of Education and SpecialEducationUniversity of Gothenburg. Sweden.
Beluche, Olmedo; Sociólogo y educador. Docente de la Universidad de Panamá. Panamá.
Biardeau , Javier; Profesor e Investigador de la Universidad Central de Venezuela. Venezuela.
Bigott, Luis; Docente e investigador, Vicerrector Académico de la Universidad Bolivariana de Venezuela, Venezuela.
Bolívar Botia, Antonio; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Granada. Granada. España.
Bond, Patrick; University of KwaZulu-Natal Centre for Civil SocietyDurban, South Africa.
Bonilla-Molina, Luis; Coordinador Internacional de la Red Global/Glocal por la calidad educativa, Coordinador del programa educativo de TV para internet “La otra mirada”. Venezuela.
Borón, Atilio; Profesor de la Universidad de Buenos Aires. Argentina.
Bracho, América ; Docente jubilada e investigadora en educación. Luchadora social por la educación pública, gratuita y democrática. Venezuela.
Bracho, Carlos Alberto; Docente universitario e Investigador del Centro de Estudios Sociales y Culturales (CESIC) de la Universidad Bolivariana de Venezuela (UBV). Venezuela.
Bravo Nico, José Carlos; Professor do Departamento de Pedagogia e Educação. Universidade de Évora. Director da Escola Comunitária de São Miguel de Machede. Évora. Portugal.
Buen Abad, Fernando; Docente e Investigador en la Universidad de Filosofía. México.
Cabero Almenara, Julio; Catedrático de Universidad. Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Sevilla. Sevilla. España.
Calderón, Jaime Rogelio; catedrático Mexicano, autor de publicaciones e investigaciones sobre educación en general y educación comparada en particular. México
Canaan, Joyce; Professor of Sociology Birmingham City University Birmingham. UnitedKingdom.
Cañizales, Keyla; Investigadora y Docente de la Universidad Centroocidental Lisandro Alvarado. Barquisimeto, Venezuela.
Capote, Maritza; Pedagoga jubilada. Miembro de la Sociedad Venezolana de educación Comparada. Venezuela.
Caraball , Nelson; Docente e Investigador de la Escuela de Humanidades y Educación en la Universidad De Oriente (UDO). Venezuela.
Carbonell Sebarroja, Jaume; Profesor e investigador de Sociología de la Educación en la Facultad de Educación de la Universidad de Vic. Barcelona. Fundador y exdirector de la revista "Cuadernos de Pedagogía". España.
Carosio, Alba; Investigadora especializada en temas de género. Profesora de la Universidad Central de Venezuela. Venezuela.
Carrano, Paulo; Professor da UFF/Universidade Federal Fluminense. Niterói. Brasil.
Casa-Nova, Maria José; Professora do Instituto de Educação e coordenadora do Núcleo de Educação para os Direitos Humanos. Universidade do Minho Braga. Portugal.
Casas, Aldo; Antropólogo. Integra el Consejo de redacción de "Herramienta. Revista de debate y crítica”. Argentina.
Castellanos, Maria Egilda; Docente jubilada. Investigadora. Rectora Fundadora de la Universidad Bolivariana de Venezuela. Venezuela.
Castillo Silva, Flavio de Jesús; Docente del ITVO y coordinador de AELAC (Asociación de Educadores de América Latina y el Caribe). Oaxaca. México.
Chalmers, Camille; Docente e Investigador. Muy vinculado a la educación para la inclusión social, Haití.
Clemente Linuesa,María; Catedrática de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Salamanca. Salamanca. España.
Coelho, Virgílio; Professor de Antropologia. Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Luanda. Angola.
Cordova, Marlene Yadira; Docente Universitaria. Ex Ministra de Educación Universitaria de Venezuela. Venezuela.
Cornejo Chávez, Rodrigo; Profesor en la Universidad de Chile. Director del Observatorio Chileno de Políticas Educativas OPECH. Integrante de la Red de Estudios del Trabajo Docente. Miembro del Grupo de Trabajo sobre Políticas Educativas y Derecho a la Educación del Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales CLACSO. Chile.
Darder, Antonia; LeaveyPresidential Endowed Chair in Ethics and Moral Leadership, School of Education. Loyola Marymount University, Los Angeles, EEUU.
De Alba, Alicia; Profesora e investigadora titular del Instituto de investigaciones sobre la Universidad y la Educación (IISUE) de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). México DF. México.
De Cassia Frangela, Rita; Professora da UERJ/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.
Delboni, Tania María Delgado; Professora da UFES/Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. Brasil.
Devine, Pat; Economista e Investigador Social sobre el Ecosistema, la Geografía Humana y la Psicología Ambiental. Universidad de Manchester. Reino Unido.
Díaz-Barriga, Ángel; Profesor e investigador titular del Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación (IISUE) de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). México DF. México.
Díaz Acosta, Leticia; Coordinadora Asociación de Educadores de Latinoamérica y el Caribe (AELAC), Sinaloa, México.
Díaz Piña, Jorge; Profesor e Investigador de la Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (UNESR) Venezuela.
Díaz Pomar, Pierre Édison; Filósofo y profesor de la FCHA (Facultad de Ciencias Humanas y Artes). Universidad del Tolima. Tolima. Colombia.
Diniz Pereira, Júlio Emílio; Professor e investigador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil.
Dohrn, Bernardine; Profesora jubilada. Especialista en derecho penal y justicia de menores, derecho de la mujer, legislación contra la tortura, la pena extrema, el derecho a la educación y sobre exclusión escolar. EEUU.
Duarte, Vera Juíza; Presidente da Comissão Nacional para por Sireitos Humanos e a Cidadania de Cabo Verde. Escritora. Ex-Ministra de Educação e do Ensino Superior. Palmarejo. Praia. Cabo Verde.
Dutt, Chandra; Director of The Centre of Science and Technologiyfor Rural Develop (COSTFORD). Kerala. India.
Escudero Muñoz, Juan Manuel; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Murcia. Murcia. España.
Estremera, Rubén; Docente e Investigador. Profesor de la Universidad de Puerto Rico, núcleo Río Piedras. Puerto Rico.
Evaristo, Macaé; Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais. Brasil.
Fernández Sierra, Juan; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Almería. Almería. España.
Ferrada, Donatila; Profesora e Investigadora de la Facultad de Educación. Universidad Católica de la Santísima Concepción, Concepción. Chile.
Ferrando Ruiz, Aleardo; Maestro de Educación Secundaria. Secretario de Organización de ANCIJE. Perú.
Ferreira Peixoto, Leonardo; Professor da UEAm/Universidade do Estado do Amazonas. Tabatinga. Brasil.
Fetzner, Andréa; Professora da UNIRIO/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.
Figueroa Agreda, Marianicer; Psicóloga y Docente universitaria. Activista del movimiento por la difusión libre y el acceso abierto al Conocimiento, Venezuela. Investigadora del Centro Internacional Miranda. Venezuela.
Figueroa, Hugo; Investigador educativo y asesor curricular de la Universidad del Salvador, El Salvador.
Fischman, Gustavo E.; Professor in the Mary Lou Fulton Teachers College, Arizona State University. Tempe. EEUU.
Forero Coronel, Jorge Alexander; Investigador en la Universidad Nacional Experimental de la Seguridad. Venezuela.
Formosinho, João; Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho e Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Universidade do Minho. Braga. Portugal.
Frigotto, Gaudêncio; Professor e investigador da Faculdade de Educação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Brasil.
Gadotti, Moacir; Docente e Investigador. Presidente Honorario del Instituto Paulo Freire. Brasil.
Galindez, Omar; Coordinador Académico del Instituto de Altos Estudios Pedro Gual. Venezuela.
Gamboa, Carlos Arturo; Escritor. Profesor del Instituto de Educación a Distancia (IDEAD) de la Universidad del Tolima y Director del Grupo de investigacón Argonautas. Tolima. Colombia.
Gantiva Silva, Jorge Octavio; Docente e investigador de la Universidad de Ibague, Colombia.
García, Angélica; Profesora de la Universidad Pedagógica Nacional de México. Departamento de Sociología de la Educación. México.
Gaudichaud, Franck; Maître de conférences en études latino-américaines. UFR de Langues. Université Grenoble-Alpes. France
Gaspard, Jean-Luc; Maître de conférences en psychologie. UFR SciencesHumaines et Sociales. Université Rennes II. Rennes. France
Geraldi, Corinta; Professora da UNICAMP/Universidade Estadual de Campinas. Campinas. Brasil.
Geraldi, Wanderley; Professor da UNICAMP/Universidade Estadual de Campinas. Campinas. Brasil.
Ghosh, Jayati; Professor of Economics, Jawaharlal Nehru University, New Delhi. India.
Gimeno Sacristán,José; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Valencia. Valencia. España
Giroux , Henry; Professor of English and Cultural Studies, McMaster University. EEUU.
Gómez, Margarita; Educadora popular e impulsora de la educación emancipadora y el uso educativo, apropiado y crítico de las TIC. Brasil.
Gontran, Wilfried; Psychanalyste, formateur, superviseur. Chargé d'Enseignement en Psychologie. Université Toulouse Jean-Jaurès. Toulouse. Francia.
González, Gustavo; Pedagogo jubilado. Presidente de la Sociedad de Estudios Comparados del ALBA. Venezuela.
González, Oswaldo Antonio; Red de Gestión Comparada con Enfoque Internacional, México.
González, Pedro; Docente e Investigador. Universidad Nacional Experimental de los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora. Barinas. Venezuela.
Gouvêa, Guaracira; Professora da UNIRIO/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.
Grech, Shaun; Director of The Critical Institute. Malta. Editor-in-chief of the international journal, Disability and the Global South (DGS).
Griffiths, Tom G.; Presidente de la Oceania Comparative and International Education Society (OCIES), Presidente de la National Tertiary Education Union (NTEU, Newcastle Branch) Trabaja en la Escuela de Educación de la University of Newcastle. Australia.
Grosfoguel, Ramon; Professor. University of California at Berkeley. Berkeley. EEUU.
Guimarães Nogueira, Francis Mary; Grupo de pesquisa em políticas sociais- (gpps) - Unioeste- Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Brasil.
Hamilton, David; Professor of Pedagogik, Department of Education. Umeå University. Umeå. Sweeden.
Harnecker, Marta; Periodista e investigadora de los movimientos sociales y transformaciones de los sistemas políticos . Vancouver, Canadá.
Hermoso, Víctor Manuel; Profesor jubilado de la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL) de Venezuela.
Hernández Román, Rose Mary; Docente e investigadora en la Universidad Nacional Experimental Rómulo Gallegos (UNERG). Venezuela.
Hill, Dave; Research Professor of Education at Anglia Ruskin University, Chelmsford, England. Editor of the Journal for Critical Education Policy Studies (JCEPS). United Kingdom.
Hurtado Rayugsen, Omar; Ex Vicerrector Académico de la Universidad Pedagógica Experimental Libertador (UPEL). Docente universitario jubilado e investigador. Venezuela.
Hurtado, Carlos; Docente y comunicador social. Pertenece al Centro de Educación Popular “Casa Tomada” de Leones, Córdoba. Argentina.
Hypolito, Álvaro Moreira; Professor e investigador, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFOEL), Estado do Rio Grande do Sul, Editor da Revista Currículo semFronteiras. Brasil.
Ibaceta, Claudio Muñoz; Coordinador Académica. Especialidad RM. Departamento de Educación Diferencial. Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile.
Iguiñiz Echeverría, Manuel; Docente e investigador. Profesor en la Universidad Antonio Ruiz de Montoya. Lima.
Imbernón Muñoz, Francesc; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Barcelona, Barcelona. España.
Imen, Pablo; Docente e Investigador de la Universidad de Buenos Aires (UBA). Director de IDELCOOP, Sec. de Investigaciones del CCC Floreal Gorini. Asesor de sindicatos docentes. Argentina
Inzunza Higueras, Jorge; Dr. en Educación, Maestro en Turtle Creek ElementarySchool, Delavan, Wisconsin, EEUU.
Jaramillo, Nathalia; Professor of Interdisciplinary Studies Kennesaw State University, EEUU.
Jover, Guadalupe; Profesora de Educación Secundaria. Madrid. España. Cofundadora de la plataforma cívica Yo estudié en la Pública. España.
Kajibanga, Víctor Mário Chicua; Professor e Decano da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Luanda. Angola
Kumar, Ravi; AssociateProfessorDepartment of Sociology, South AsianUniversity, New Delhi. India.
Kushner, Saville; Professor of Public Evaluation. Faculty of Education. University of Auckland. New Zealand.
Lacueva, Aurora; Docente e Investigadora. Escuela de Educación, Universidad Central de Venezuela. Venezuela.
Landazábal, Fernando; Pedagogo, Universidad de Cundinamarca. Colombia.
Lebowitz, Mike; Profesor universitario jubilado. Investigador sobre los procesos de gestión democrática del trabajo y otros temas. Vancouver, Canadá.
Lesnik-Oberstein, Karín; Professor of Critical Theory, University of Reading. Reading. UnitedKingdom.
Libreros, Daniel; Docente e Investigador. Profesor de la Universidad Nacional de Colombia. Colombia.
Linaza Iglesias, José Luis ; Catedrático de universidad, Facultad de Psicología, Universidad Autónoma de Madrid. Madrid. España.
Lingard, Bob; Professor PhD FASSA FAcSS. School of Education. TheUniversity of Queensland. Brisbane, Australia.
López Melero, Miguel; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Málaga. Málaga. España.
López Sánchez, Roberto; Profesor titular de la Universidad del Zulia. Investigador sobre movimientos sociales y transformaciones políticas. Venezuela.
Lowy , Michel; Investigador del Centro Nacional para la Investigación Científica de Francia. Francia.
Lusk, Mark; Social worker. Professor at the College of Education. TheUniversity of Texas at El Paso. USA.
Macedo, Donaldo; Distinguished Professor of Liberal Arts and Education at University of Massachusetts, Boston. USA.
Machado, Margarida Maria; Professora da Universidade Federal de Goiás; Goiânia. Presidenta da ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação). Brasil.
Macrine, Sheila L.; Chair of theDepartment of Teaching and Learning en University of Massachusetts, Dartmouth, EEUU.
Maia de Oliveira , Irlane; Professora e investigadora da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Brasil.
Marín , Fernando; Pedagogo, Universidad del Quindío. Colombia.
Márquez , Gustavo; Ex Ministro de Integración y Comercio de Venezuela. Investigador y Docente Universitario. Venezuela.
Marrero Acosta, Javier; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de La Laguna, La Laguna, Tenerife, España.
Martín Rodríguez, Eustaquio; Catedrático de la Facultad de Ciencias de la Educación, UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia), Madrid, España.
Martínez Bonafé , Jaume; Profesor e investigador en la Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Valencia. Valencia, España.
Martínez Rivillas , Alexander; Filósofo y Profesor del Departamento de Desarrollo Agrario. Facultad de Ingeniería Agronómica. Universidad del Tolima. Tolima. Colombia.
Martínez Rodríguez, Juan Bautista; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Granada. Granada, España.
Masón, Rosa María; Profesora del Instituto Pedagógico José Varona, Cuba.
Matamoros, Zuleika; Docente de Educación Básica. Luchadora social y del magisterio. Venezuela.
McCarthy, Cameron R.; Professor and Research of Education and African American Studies. Center for Global Studies. University of Illinois at Urbana-Champaign. EEUU.
Mclaren, Peter; College of Educational Studies, Chapman University, California. EEUU.
Medina Rubio, Arístides; Docente universitario y Director Fundador de la Revista Tierra Firme especializada en Historia con más de 100 números publicados. Venezuela.
Montero Mesa, Lourdes; Catedrática de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Santiago de Compostela. Santiago de Compostela, España.
Moraes de Oliveira, Rosa; Professora e investigadora do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Universidade Federal de São Carlos. São Paulo, Brasil.
Moreira, Maria Alfredo Lopes; Professora e investigadora. Instituto de Educação, Universidade do Minho. Braga. Portugal.
Moreno Doña, Alberto; Profesor y Coordinador Bachillerato Humanidades y Ciencias Sociales. Facultad de Filosofía y Humanidades. Universidad Austral de Chile. Valdivia. Chile.
Morgade, Graciela ; Educadora. Decana de Filosofía y Letras de la UBA. Buenos Aires. Argentina.
Oliveira, Inês Barbosa de; professora e investigadora da Faculdade de Educação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, e Presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Brasil.
Oliveira, Lia Raquel Moreira; Professora e Investigadora. Instituto de Educação, Universidade do Minho. Braga. Portugal.
Ortiz Casallas, Elsa; Profesora de la Facultad de Ciencias de la Educación. Universidad del Tolima. Tolima. Colombia.
Padilha, Paulo Roberto; Director Pedagógico del Instituto Paulo Freire - Brasil.
Paraskeva, João M.; Professor and Chair of the Department of Education Leadership and Program Director of the EdD PhD in Education Leadership and PolicyStudies. University of Massachusetts, Dartmouth, USA.
Parker, Ian; Professor of Management, School of Management. University of Leicester. Leicester. UnitedKingdom.
Parrilla Latas, Ángeles; Catedrática de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Vigo. Campus de Pontevedra, España.
Pazos Jiménez, José Luis; Presidente de la Federación de la Comunidad de Madrid de Asociaciones de Padres y Madres del Alumnado (FAPA) Francisco Giner de los Ríos; vocal autonómico de Madrid en la Junta Directiva. Consejero del Consejo Escolar del Estado. Madrid. España.
Peñalver, Luis; Pedagogo Jubilado e investigador en formación docente. Venezuela.
Pereira, Fátima; Professora e investigadora de la Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Porto. Portugal.
Peres, Américo Nunes; Professor e Investigador na Escola de Ciências Humanas e Sociais. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Vila Real. Portugal.
Peters, Michael A; Professor, Wilf Malcolm Institute of Educational Research (WMIER), Faculty of Education. University of Waikato, New Zealand.
Petrizzo Páez, María Ángela; Investigadora y docente del Colegio Universitario Hotel Escuela de los Andes Venezolanos (CUHELAV). Activista de los movimientos por el Software Libre y por la difusión libre y el acceso abierto al Conocimiento. Mérida. Venezuela.
Pillay, Shervani K.; Professor. Faculty of Education. Nelson Mandela MetropolitanUniversity. Port Elizabeth. South Africa.
Pineau, Pablo; Director del Departamento de Ciencias de la Educación - FIlosofía y Letras- UBA. Argentina.
Pozuelos Estrada, Francisco José; Profesor e investigador en la Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Huelva. Huelva, España.
Prado Estrada, Miguel; Coordinador AELAC (Asociación de Educadores de América Latina y el Caribe). Estado de Nayarit. México.
Puelles Benítez, Manuel; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia). Madrid, España.
Quiroz Miranda, Sergio; Director General del instituto McLaren de Pedagogía Critica, Ensenada, Baja California, México.
Raúl Mejía, Marco; Docente, educador popular e Investigador. Consultor de la Presidencia de la República y Ministerio de Educación Nacional para el programa Escuela y Comunidad . C oordinador del Equipo Técnico Nacional del Programa Ondas de Colciencias. Miembro de la Expedición Pedagógica Nacional y del proyecto Planeta Paz, Colombia.
Reay, Diane; Professor of Education. Faculty of Education. University of Cambridge. Cambridge. United Kingdom.
Redón Pantoja, Silvia; Profesora e investigadora de educación en la Faciultad de Filosofía y Educación. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Valparaíso, Chile.
Reinoso Ratjes, Rubén; Docente Universitario, Coordinador Nacional del Centro de Estudios Sociales y Culturales (CESIC) de la Universidad Bolivariana de Venezuela (UBV). Venezuela.
Reis, Graça; Professora do CAp/UFRJ/Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.
Rizvi, Fazal; Professor at Melbourne Graduate School of Education. The University of Melbourne, Australia.
Rodríguez Mieres, Erick; Docente universitario en la Universidad Central de Venezuela, comunicador social y conductor de programas de TV. Venezuela.
Romero, Ángel; Estudiante de la carrera de Educación en la Universidad Central de Venezuela (UCV). Venezuela.
Rossatto, Cesar Augusto; Professor at theCollege of Education. TheUniversity of Texas at El Paso. USA.
Rubiano, Elisabel; Docente e Investigadora del Departamento de Pedagogía Infantil y Diversidad de la Universidad de Carabobo (UC). Venezuela.
Sacavino, Susana; Coordenadora executiva da ONG Novamerica. Directora da revista Novamérica, e membro do grupo de investigación GECEC do Departamento de Educación da Pontificia Universidad Católica de Rio de Janeiro. Río de Janeiro. Brasil.
Sader, Emir; Professor de Políticas Públicas da Universidade d Estado de Rio de Janeiro (UERJ). Brasil.
Salazar, María Isola; Pedagoga, Universidad Distrital. Colombia.
Saltmann, Kenneth J.; Professor in the Department of Educational Leadership. University of Massachusetts, Dartmouth, USA.
San Fabián Maroto, José Luis; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Oviedo. Oviedo, España.
San Martín Alonso, Ángel; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Valencia. Valencia, España.
Sanches Sampaio, Carmen; Professora da UNIRIO/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.
Sanoja, Mario; Antropólogo e investigador. Profesor jubilado de la Universidad Central de Venezuela (UCV). Venezuela.
Santos Guerra, Miguel Ángel; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Málaga. Málaga, España.
Santos, Boaventura de Sousa; Centro de Estudos Sociais, Colégio de S. Jerónimo, Portugal. University of Wisconsin-Madison, EEUU.
Saurraute, María Magdalena; Docente e Investigadora del Programa de Estímulo al Investigador y el Innovador (PEII). Coordinadora del Centro Nacional de Investigaciones Educativas (CNIE). Venezuela
Saviani, Dermeval; Professor de História da Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP (Universidade Estatal de Campinas). Membro fundador da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Brasil.
Schostak, John; Professor of Education in the Education and Social Research Institute. Manchester Metropolitan University. Manchester. United Kingdom.
Serpa Granados, Guillermo; Profesor de la Universidad Nacional de Educación, La Cantuta. Lima. Perú.
Skordoulis, Kostas; Professor. Epistemology of Science School of Education University of Athens, Grecia.
Sojo, Mirna; Escuela Social Rodrigueana Latinoamericana y del Caribe. Investigadora. Venezuela.
Subirats Martori, Marina; Catedrática de universidad de Sociología. Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Barcelona. España.
Süssekind, Maria Luiza; Professora da UNIRIO/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. Brasil.
Thisted, Sofía; Secretaría Académica de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires, Argentina.
Tomé, Amparo; Catedrática de universidad de Sociología de la educación. Universidad Autónoma de Barcelona. Barcelona. España.
Torres Santomé, Jurjo; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de A Coruña. A Coruña. España.
Torres, Rosa María; Activista en defensa de la educación pública, Directiva de la iniciativa La otra mirada educativa, Ecuador.
Toussaint, Eric; Investigador, Coordonne le Comité pour l'Annulation de la Dette du Tiers Monde, CADTM. Maître de conférence à l'Université de Liège. Bélgica.
Tovar, Ramón; Individuo de Número de la Academia Nacional de la Historia de Venezuela. Promotor del enfoque geohistórico en la enseñanza de la Geografía. Venezuela.
Tünnermann Bernheim, Carlos; Abogado y Educador. Investigador y especialista en Educación Superior. Managua, Nicaragua.
Urbina Benavides, América Ramona; Docente e investigadora en la Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (UNESR). Venezuela.
Valesan Camba, Salete Sirlei; Directora de FLACSO Brasil, miembro del Consejo Directivo de Aldeas SOS Brasil, miembro del Consejo Internacional do Fórum Mundial da Educación, Miembro del Consejo Internacional del Fórum Social Mundial, Brasil.
Valverde, Llorenç; Catedrático del Departament de Matemàtiques i Informàtica, Universitat de les Illes Balears. Palma de Mallorca, España.
Van de Velde, Herman; Profesor de la UNAN- Managua. Coordinador Internacional de ABACOenRed. Nicaragua.
Vargas, Yraida; Profesora jubilada de la Universidad Central de Venezuela (UCV). Venezuela.
Vasapollo, Luciano; Delegato del Rettore de la Universitá di Roma Sapienza per Rapporti Internazionali e Paesi Caraibici. Professore di Metodi di Analisi Economica. Italia.
Vega León, José Eduardo; Estudiante de la carrera de Sociología de la Educación en la Universidad Pedagógica Nacional. México.
Velázquez Licea, Eulalio; Docente Universitario, Coordinador de la Asociación de Educadores de América Latina y el Caribe (AELAC), México.
Vieira, Jarbas Santos; Professor e investigador, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFOEL), Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Vila-Viñas, David ; Investigador Instituto de Altos Estudios Nacionales. FLOK Society. Ecuador-España.
Villalba, Federico; Docente Universitario en la UPEL e investigador. Venezuela.
ViñaoFrago, Antonio; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Murcia, Murcia, España
Walsh, Catherine; Profesora principal y coordinadora del Doctorado en Estudios Culturales Latinoamericanos. Universidad Andina Simón Bolívar. Ecuador.
Yapu, Mario; Investigador y Director académico y de investigación de la Universidad para la Investigación Estratégica en Bolivia (U-PIEB), La Paz. Bolivia.
Zeichner, Ken; Boeing Professor of TeacherEducation. University of Washington. Seattle. USA.
Zufiaurre Goicoechea, Benjamín; Catedrático de universidad, Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Pública de Navarra, Pamplona. España.
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Docentes e pesquisadores de todo o mundo escrevem carta à UNESCO reclamando da mercantilização da educação - Instituto Humanitas Unisinos - IHU