Por: André | 03 Março 2015
O cardeal americano Raymond Burke, “uma das figuras mais polarizadoras da Igreja católica romana”, fará uma conferência na capital federal do Canadá, Ottawa, em junho próximo. Esse polêmico cardeal, que não esconde suas não poucas divergências com o Papa Francisco, será o convidado de honra de recepção das Equipes NET, um movimento de evangelização para jovens sediado em Ottawa e que tem equipes espalhadas por todo o Canadá.
Fonte: http://bit.ly/1M2Q8e1 |
A reportagem é de Jacques Berset e publicada no portal católico suíço Cath, 01-03-2015. A tradução é de André Langer.
As opiniões conservadoras do cardeal Burke e suas divergências com o Papa Francisco tornaram-se cada vez mais públicas. Alguns já nem se preocupam mais em fazer comparações entre ele e Marcel Lefebvre, o célebre bispo integrista que se opôs às reformas conciliares excomungado pelo Papa João Paulo II, escreve o jornalista Philippe Vaillancourt, colaborador da Rádio Ville-Marie, de inspiração cristã, de Montreal. O teólogo quebequense é redator-chefe do serviço de informação religiosa “Proximo”, da Rádio Ville-Marie.
Divergências públicas com o Papa Francisco
No próximo dia 04 de junho, o prelado norte-americano presidirá uma missa na catedral de Notre-Dame de Ottawa. À noite, fará um discurso no contexto do jantar, com ingressos a 125 dólares canadenses, comemorativo do 20º aniversário das Equipes NET – fundadas nos Estados Unidos – e para o qual são esperadas aproximadamente 400 pessoas.
Em 2013, o cardeal Burke já acreditava que o Papa Francisco não falava suficientemente das questões morais, especialmente do aborto. Ele fez um comentário sobre o tema no momento em que o Papa retirava o prelado conservador da Congregação para os Bispos. No Sínodo dos Bispos sobre a Família no outono passado, o cardeal americano assumiu a liderança das parcelas mais conservadoras. Há alguns meses, o Papa removeu-o do seu posto de prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica para designá-lo para a Ordem dos Cavaleiros de Malta, uma maneira elegante de tirá-lo da cúria, acredita o jornalista quebequense.
Não conforme a Conferência dos Bispos do Canadá
Em Ottawa, a Conferência dos Bispos católicos do Canadá indica que não há nenhum encontro oficial previsto entre o cardeal e algum representante da conferência episcopal. Embora reconheça que suas manifestações públicas estejam longe de ser unanimidade e que sua vinda poderia atrair algumas reprovações por parte de católicos canadenses, o diretor de comunicações, René Laprise, lembra “que ele é um cardeal da Igreja” assim como qualquer outro cardeal.