03 Mai 2025
O projeto de escrever um volume “a muitas mãos” nasceu na sexta-feira passada para, ao mesmo tempo, fazer um balanço do pontificado de Francisco e abrir-se ao caminho eclesial que se abre para além dele e graças a ele. Em 24 horas, foram convocadas 27 pessoas de autoridade, que escreveram 26 verbetes, com os quais se pôde "buscar os eclesiais presentes". Graças à disponibilidade da editora Queriniana, na pessoa de seu diretor Alberto dal Maso, este livro foi escrito em 4 dias e por 27 mãos. O livro “Intra Omnes”: do povo de Deus ao Conclave estará disponível online, somente em formato ebook, para download gratuito no site da Queriniana, a partir de hoje, 03-05-2025.
A informação é de Andrea Grillo e Luigi Mariano Guzzo, organizadores do livro, publicada por Settimana News, 02-05-2025.
"Não tenha medo! Eu sou o Primeiro e o Último, e o Vivente. Eu estava morto, mas agora estou vivo para sempre e tenho as chaves da morte e do inferno. “Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que depois destas hão de suceder” ( Ap 1:19).
A liturgia do Domingo depois da Páscoa, celebrada no dia seguinte ao funeral do Papa Francisco, sugeriu-nos que escrevêssemos este volume: escrevamos as coisas que vimos, as presentes e as que hão de acontecer depois.
A conclusão do pontificado do Papa Francisco abre nosso olhar para o caminho eclesial que olha para o futuro. Graças ao ensinamento do Papa Francisco, podemos hoje propor “com toda a franqueza e sem impedimentos” ( At 28,31) algumas perguntas fundamentais, às quais podemos responder a partir das nossas competências e da nossa investigação. Na era das hashtags, das etiquetas digitais, identificamos algumas “palavras-chave” sobre as quais refletir, para delinear as questões mais urgentes a enfrentar agora e no futuro imediato, depois de Francisco. De fato, emerge a consciência de que com o primeiro papa de origem latino-americana a Igreja já não é a mesma; já mudou. Os processos de reforma iniciados, mas não concluídos, são tantos e tais que se pode falar, não só do ponto de vista histórico, de um “antes” e de um “depois” de Francisco.
Pode-se observar que as “palavras” foram escolhidas arbitrariamente, dada a contingência do momento. Mas ainda parecem existir algumas das mais significativas para expressar este pontificado franciscano.
Além disso, o estilo que acompanhou a elaboração do volume pode ser chamado de “sinodal”, pois as reflexões se desenvolveram a partir de algumas questões compartilhadas:
a) Depois dos Papas Roncalli, Montini, Luciani e Wojtyła, que foram Padres Conciliares, e depois do Papa Ratzinger, que participou do Concílio como perito do Cardeal Frings, Francisco foi o primeiro Papa verdadeiramente “filho” do Concílio Vaticano II, pois durante os anos de sua convocação (1962-1965) ele ainda estava em formação como noviço jesuíta (foi ordenado padre em 1969). Agora, como podemos traduzir estes pedidos para as gerações mais jovens e para aquelas que virão e que serão, como nós já somos em parte, “netos” do concílio?
b) Neste legado conciliar, Francisco abriu processos, restaurando a autoridade da Igreja como um povo que caminha na história e não na tradição entendida de forma estática como um "dispositivo de bloqueio" para ações de reforma. Foi, e é, o início de uma nova primavera. O que é mais urgente para o futuro?
c) A natureza dialógica do pontificado – nos planos eclesial e ecumênico, mas também no secular – abriu caminhos de releitura da doutrina católica. Que desenvolvimentos a Igreja precisa depois de Francisco?
d) Os processos e diálogos tiveram algumas traduções institucionais, mas ainda há muito a ser feito pela Igreja do futuro, nos níveis teológico, normativo, moral, litúrgico e assim por diante. Quais são os perfis que a Igreja terá que trabalhar nos próximos anos?
Essas perguntas representavam a “grade” na qual cada um de nós, como membros do povo de Deus, fomos chamados a refletir. No conjunto, as diversas contribuições constituem quase uma carta coletiva, ainda que não escrita em forma epistolar, mas sim como um glossário, que pretendemos entregar aos cardeais que se reunirão no próximo conclave (obviamente antes de se reunirem em conclave, cientes de que desde o início das operações eleitorais qualquer forma de correspondência é proibida). Este livro não deve ser interpretado como aquela "intervenção de pessoas autoritárias ou grupos de pressão" estigmatizada pelo parágrafo 83 da Universi dominici gregis, da qual os cardeais devem permanecer imunes. Respeitamos o Extra omnes, o Fuori tutti, com o qual o conclave começa, mas não podemos deixar de notar como a história dos últimos dois séculos – e talvez em particular a dos últimos doze anos – tornou o colégio cardinalício cada vez mais inclusivo: não exclui, mas inclui toda a Igreja. Intra omnes, tudo dentro.
Num futuro próximo, provavelmente, surgirão as condições para repensar de modo verdadeiramente “sinodal” e inclusivo as formas e os modos de eleger o Romano Pontífice. O princípio “O que diz respeito a todos deve ser tratado e aprovado por todos”, Quod omnes tangit, ab omnibus tractari et adprobari debet, reafirmado também no último sínodo dos bispos, não pode deixar de dizer respeito também à provisão do ofício do Romano Pontífice. Por enquanto, pelo menos nos dias imediatamente anteriores ao conclave, não consideramos exagero dizer: Intra omnes, Todos dentro.
Nesta carta coletiva, na forma de um cânone de vinte e seis vozes, falamos como povo de Deus. Ou seja, como a Igreja que, reconhecendo-se como uma pirâmide invertida, lembra que sua base está no topo.
Os curadores,
Andrea Grillo e Luigi Mariano Guzzo