19 Março 2024
"Já passaram dois anos desde que minha esposa se assumiu para mim como transgênero, e aos poucos estou ficando mais corajosa para ser abertamente queer em minha comunidade paroquial local".
A reflexão é de Jennifer Van Boxel (ela/dela), publicada por New Ways Ministry, 19-03-2024.
Jennifer Van Boxel é uma católica praticante que tem sido ativa como leitora, cumprimentando, catequizando e prestando assistência aos necessitados. Ela divide seu tempo entre o trabalho como analista de dados e o trabalho freelancer como editora de materiais de jogos. Ela gosta de escrever, observar pássaros e jogar jogos de tabuleiro com sua esposa Danielle.
Era abril de 2022, e eu estava sentada no meu banco costumeiro na igreja, tentando não chorar. Os rituais habituais da missa - aqueles em que participei a vida toda - estavam acontecendo ao meu redor, mas naquele dia eu estava perturbada, então eu só estava vagamente ciente deles. Eu estava focada em outras questões: eu pertencia aqui? Eu poderia ficar aqui? Apesar de todos os hinos que afirmam "todos são bem-vindos", eu realmente era bem-vinda agora que eu, uma mulher, tinha uma esposa? Meu casamento, que parecia ser uma união heterossexual completamente típica quando consagrado em uma igreja católica dez anos antes, tinha sido virado de cabeça para baixo pelo meu amado que se assumiu para mim como uma mulher transgênero. A quem eu poderia recorrer como modelo de como proceder?
Você pode se surpreender ao ouvir que o modelo que identifiquei naquele dia, quando estava chorando na igreja, é São José, esposo da Santíssima Virgem Maria. No calendário da Igreja, hoje é a Solenidade desse santo sob esse título específico.
Imagem: Canva
Quando meu amado anunciou a notícia, eu já era uma católica queer, mas de forma discreta. Alguns meses antes, eu havia compartilhado com meu cônjuge que tinha encontrado uma palavra para minha experiência de intimidade física, algo com o qual eu havia estado lidando durante a década em que estivemos juntos. Essa palavra é "assexualidade".
Eu não vi essa conversa como um assumir-se da sexualidade, como um "sair do armário". Foi mais uma questão de finalmente encontrar uma palavra para algo que ambos sabíamos que fazia parte de mim. No entanto, ter esse rótulo - e junto com ele o conhecimento recentemente adquirido de que outras pessoas no mundo experimentam amor romântico sem atração sexual - tornou muito mais fácil conversar e interagir com meu cônjuge nesses níveis. Ver essa carga aliviada para mim, ver como eu estava relaxada e confortável com o novo nível de abertura entre nós ajudou meu cônjuge a perceber o que era possível não apenas para mim, mas para ambos.
Quando meu cônjuge se assumiu como transgênero para mim, algumas das coisas que mais pesaram para mim foram o medo pela segurança dela e o medo pelo futuro de nosso relacionamento. Essas são coisas que São José conhecia bem. Quando Maria lhe contou sobre sua gravidez, ele não queria expô-la aos perigos da lei, mas também não tinha certeza de como poderiam ficar juntos. Ele já estava em um contrato de casamento formal com ela, e aqui ela estava, dizendo-lhe que as coisas não seriam como a sociedade esperava que fossem. Ela estava grávida de um filho, não dele. E se aceitarmos a doutrina da virgindade perpétua, o casamento deles seria celibatário.
José estava em conflito: deveria ele fazer o que a sociedade esperava e acabar com o relacionamento? A oração, no entanto, mostrou-lhe outro caminho: um casamento amoroso que não se encaixava na norma. Passei um ano após a faculdade com o Corpo de Voluntários Jesuítas, e uma das coisas que aprendi durante esse tempo foi a prática da leitura meditativa de uma passagem da Escritura, chamada lectio divina. Naquele dia de abril de 2022, voltei da missa com os pensamentos sobre São José que descobri lá e recorri a essa prática. As linhas na Escritura sobre José são poucas, mas peguei minha bíblia para passar um tempo com Mateus 1:18-24:
Agora, eis como foi o nascimento de Jesus Cristo.
Quando sua mãe Maria
estava prometida em casamento a José,
mas antes de viverem juntos,
ela foi encontrada grávida pelo Espírito Santo.
José, seu marido, sendo um homem justo,
mas relutante em expô-la à vergonha,
decidiu divorciar-se dela em segredo.
Esse era seu intento quando,
eis que, o anjo do Senhor apareceu a ele em um sonho e disse:
“José, filho de Davi, não tema receber Maria,
sua esposa, em sua casa.
Pois é pelo Espírito Santo que este filho foi concebido nela.
Ela dará à luz um filho, e você deve chamá-lo de Jesus,
porque ele salvará seu povo de seus pecados.”
Quando José acordou,
ele fez como o anjo do Senhor havia ordenado a ele e
levou sua esposa para casa.
Eu me coloquei na situação de José. Refleti sobre o que ele, "um homem justo", sentia. Ele sentia uma sensação de perda? Ou, uma vez que o anjo lhe mostrou um caminho a seguir, era alívio que ele sentia? Talvez ele, como muitos santos louvados por seu "sacrifício" de celibato, estivesse felizmente assexual. Claro, nunca poderemos conhecer os sentimentos interiores de São José, mas acredito que ele reconheceria as semelhanças entre meu casamento e o dele.
Com a Fiducia Supplicans, o documento vaticano que permite bênçãos de casais do mesmo gênero, tão proeminente no noticiário atual, encontro-me pensando novamente em São José. Eu cheguei a considerá-lo como o santo patrono das uniões "irregulares" como a minha e tantas outras vivenciadas por pessoas queer. Sou uma mulher católica, casada na Igreja, embora minha esposa não seja católica. Permanecemos em um casamento feliz, que foi abençoado quando nem ela nem nós sabíamos que esse relacionamento era queer. Confortamos e apoiamos um ao outro e nutrimos a próxima geração (nossos sobrinhos e os filhos de nossos amigos) mesmo que nossa combinação de sexualidade e gênero signifique que não teremos nenhum filho nosso.
Já passaram dois anos desde que minha esposa se assumiu para mim como transgênero, e aos poucos estou ficando mais corajosa para ser abertamente queer em minha comunidade paroquial local. Comecei a usar meu broche do arco-íris quando sirvo como leitora ou cumprimento, esperando me sentir menos sozinha em minha queer catolicidade. E depois de conhecer um pouco mais os outros paroquianos por meio de ministérios compartilhados, vou me referir casualmente à minha esposa como "minha esposa" ao conversar com eles. Até agora, ninguém respondeu mal, mas se alguém algum dia o fizer e se perguntar como eu poderia permanecer em um casamento assim e ainda ser uma "boa católica", eu apontarei São José como meu modelo.
Minha crise de fé em 2022 não foi se eu deveria ficar com minha esposa, mas se eu poderia permanecer em uma instituição que vê nosso relacionamento como "irregular". Com a ajuda de São José, percebi que meu catolicismo é tão intrínseco a mim quanto minha assexualidade. O catolicismo e a assexualidade têm estado comigo a vida toda, e eu preciso de ambos para prosperar. E eu também preciso de minha esposa.
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São José, esposo da Santíssima Virgem Maria e patrono das Uniões LGBTQIA+. Comentário de Jennifer Van Boxel - Instituto Humanitas Unisinos - IHU