“Tememos pelas vidas dos 500 refugiados da igreja latina na cidade de Gaza”, afirma cardeal Pizzaballa

(Foto: Mohammed Ibrahim | Unsplash)

Mais Lidos

  • Para a professora e pesquisadora, o momento dos festejos natalinos implicam a escolha radical pelo amor, o único caminho possível para o respeito e a fraternidade

    A nossa riqueza tem várias cores, várias rezas, vários mitos, várias danças. Entrevista especial Aglaé Fontes

    LER MAIS
  • Frente às sociedades tecnocientífcas mediadas por telas e símbolos importados do Norte Global, o chamado à ancestralidade e ao corpo presente

    O encontro do povo com o cosmo. O Natal sob o olhar das tradições populares. Entrevista especial com Lourdes Macena

    LER MAIS
  • Diante um mundo ferido, nasce Jesus para renovar o nosso compromisso com os excluídos. IHUCast especial de Natal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

22 Outubro 2023

O Patriarca Latino de Jerusalém fala emocionado à TV2000: "Grande dor pelo massacre da igreja ortodoxa de San Porfirio em Gaza. Preocupado com a carga de ódio"

A informação é publicada por TV2000, 20-10-2023.

500 pessoas são refugiadas na igreja latina da cidade de Gaza e "agora tememos por elas também. Muitos feridos que estavam no complexo ortodoxo vieram até nós porque não têm outro lugar. O risco existe porque sabemos que a área e a vizinhança são objetivos militares. Os avisos chegaram". Isto foi afirmado pelo Patriarca Latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, em entrevista ao Tg2000, o noticiário TV2000.

“Nossa comunidade, que está informada de tudo – acrescenta o Cardeal Pizzaballa – decidiu ficar. Em primeiro lugar porque não sabem para onde ir e depois porque dizem que nenhum lugar da Faixa de Gaza é seguro. Então eles preferem ficar ali, oram e confiam em Deus. É muito bonito ver como, apesar de tudo, conseguem manter uma fé firme, que não foi abalada nem mesmo por essas bombas”.

Na entrevista à TV2000, o Cardeal Pizzaballa não esconde a sua grande emoção pelo massacre da igreja ortodoxa de San Porfirio, em Gaza: "Estamos a sentir muita dor. A dor dessas famílias, que já se faz sentir há muito tempo, é enorme e estamos com elas. É difícil falar sobre isso, rezamos para que esta situação acabe o mais rápido possível. Esperemos que a razoabilidade retorne a quem toma decisões. A guerra e as bombas nunca resolveram problemas, pelo contrário, sempre criam novos problemas".

“Estou muito preocupado – finaliza o cardeal Pizzaballa – dessa enorme carga de ódio que está por toda parte. Estamos tão cheios de dor que não conseguimos ver a dor dos outros e isso nos cega”.

Leia mais