• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Mudança climática desafia os sistemas de saúde pública

Mais Lidos

  • As primeiras reações ao Papa Leão XIV podem enganar ou distorcer a compreensão. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS
  • “Se a realidade se assemelha à guerra, extrema-direita e fundamentalismos ganham força porque o horizonte de direitos, proteção e cidadania cada vez mais parecem uma quimera para a maior parte das pessoas”, afirma o economista

    Vivemos num mundo de soma zero. Futuro incerto tende ao protecionismo, isolamento e novas guerras. Entrevista especial com Daniel Feldmann

    LER MAIS
  • Homilia do Papa Leão: a passagem do bastão entre duas angústias. Artigo de Antonio Spadaro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

17 Abril 2023

Os impactos da mudança climática na saúde não serão resolvidos sem sistemas de saúde pública fortes.

O artigo é de Maddie West e Joy Shumake-Guillemot, do comitê conjunto da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado por EcoDebate, 07-04-2023. A tradução é de Henrique Cortez.

No dia 7 de abril, alusivo ao Dia Mundial da Saúde, nós buscamos examinar o papel dos sistemas universais de saúde na proteção das pessoas contra a miríade de crescentes riscos à saúde vinculados ao nosso ambiente em mudança.

Nossa saúde, à mercê das mudanças climáticas

Um centro de saúde comunitário fica inundado e perde energia durante uma forte tempestade e é incapaz de fornecer cuidados obstétricos essenciais e tratar os feridos que procuram ajuda. Um trabalhador agrícola sofre insolação, mas não pode receber tratamento médico que salva vidas sem acesso a seguro de saúde e atendimento ambulatorial. Um sistema nacional de saúde sobrecarregado por um surto de cólera após uma inundação encontra pouca capacidade de se concentrar em outras crises de saúde.

Esses cenários são apenas alguns exemplos da ampla gama de impactos que o setor de saúde enfrenta à medida que luta contra condições climáticas extremas, epidemias de doenças, deslocamentos, desacelerações econômicas e falhas de infraestrutura causadas pelas mudanças climáticas. Quando esses choques ocorrem, os serviços críticos podem ser prejudicados no momento em que as pessoas mais precisam deles – aumentando o risco e resultando em mais doenças e vidas perdidas.

Sistemas de saúde fortes e resilientes fornecem proteção contra as mudanças climáticas

A importância do acesso a serviços e informações de saúde como direito humano básico é universal, mas ainda estamos longe de alcançar a cobertura universal de saúde. 30% da população global ainda não consegue acessar serviços essenciais de saúde, e quase dois bilhões de pessoas enfrentam gastos catastróficos ou empobrecedores com a saúde – com impactos desproporcionais atingindo aqueles nos ambientes mais vulneráveis.

Enquanto aqueles sem cobertura universal de saúde enfrentam maiores barreiras para acessar os cuidados gerais, a prestação de serviços pode ser severamente afetada pelos riscos climáticos, mesmo em áreas onde os cuidados de saúde são avançados e acessíveis. Os sistemas universais de saúde resilientes ao clima são um requisito fundamental para alcançar proteções equitativas e significativas da saúde.

Impactos das mudanças climáticas

Os sistemas de saúde resilientes ao clima são capazes de antecipar, responder, enfrentar, recuperar e adaptar-se a choques e estresse relacionados ao clima, para trazer melhorias sustentadas na saúde da população, apesar de um clima instável.

O projeto e a manutenção da infraestrutura de saúde pública podem ser a estratégia mais importante, econômica e urgentemente necessária para que os sistemas de saúde se adaptem às mudanças climáticas. A infraestrutura projetada para reduzir a vulnerabilidade permite que os sistemas de saúde operem como pretendido quando confrontados com choques e estressores climáticos agudos e crônicos. Isso inclui infraestrutura de saúde (como sistemas de controle de enchentes, ar condicionado, geradores, etc.) – bem como a infraestrutura pública que dá suporte a sistemas de saúde e comunidades saudáveis ​​(como sistemas de água e saneamento, laboratórios, vias de acesso etc.).

Áreas de ação

A cobertura universal de saúde é uma escolha política e social, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) está pedindo uma forte liderança política e apoio público para #HealthForAll.

O Escritório Conjunto para Clima e Saúde da OMM e OMS apoia os apelos da OMS para a Cobertura Universal de Saúde como um passo fundamental para proteger todas as populações dos piores impactos das mudanças climáticas.

Do lado dos serviços climáticos, a OMM está liderando o esforço para garantir que todos na Terra sejam protegidos por alertas precoces nos próximos 5 anos – o que significa que todos os sistemas de saúde terão tempo suficiente para se preparar para perigos iminentes – por meio de sua iniciativa Early Warnings for All.

O fortalecimento dos sistemas de saúde, incluindo as unidades de saúde, é uma parte fundamental do planejamento da adaptação à saúde e deve ser incluído no Plano Nacional de Adaptação à Saúde de cada país. Ao mesmo tempo, ações para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas são urgentemente necessárias para diminuir a carga relacionada ao clima nos sistemas de saúde.

Além de construir sistemas de saúde resilientes ao clima, devemos aproveitar todas as oportunidades para reduzir as emissões climáticas do setor de saúde, tanto para colocar os sistemas de saúde em um caminho de desenvolvimento inteligente quanto para alinhar o setor com as metas climáticas globais.

Leia mais

  •  “Poderemos evitar os impactos catastróficos das mudanças climáticas colocando a saúde e a equidade no centro das políticas públicas”. Entrevista com Milena Sergeeva
  • Mudanças climáticas terão impacto na produção global de alimentos e na saúde
  • Pior que nossos pais: mudanças climáticas já afetam a saúde das novas gerações
  • As mudanças climáticas são a maior preocupação na área de saúde do século 21
  • Mudanças climáticas têm consequências devastadoras para a saúde da população, alerta a OMS
  • Aquecimento Global e Saúde Pública: Estudo estima vidas salvas com uma meta climática de 1,5°C
  • Emissões da agricultura representam riscos para a saúde e o clima
  • Francisco: a saúde não é um luxo, é para todos
  • Um sistema de atenção à saúde de base universal com financiamento público é fundamental para construir igualdade. Entrevista especial com Gonzalo Vecina Neto

Notícias relacionadas

  • Em meio a tensões, a Igreja sobrevive

    "Aqueles que abandonaram o catolicismo superam aqueles que se uniram à Igreja por uma margem de quase quatro para um". Esse é ap[...]

    LER MAIS
  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • ''Diante da mudança da Igreja, a nova liturgia é realmente 'tanto faz'''

    Estivemos visitando a família durante as festas e participamos da missa em uma paróquia onde não havia evidências da atual dis[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados