07 Julho 2021
A 6ª Semana Social Brasileira no Rio Grande do Sul debate o tema da democracia.
A informação é da Cáritas Brasileira Regional RS, 06-07-2021.
A Constituição Cidadã de 1988 (CF 88) é um marco na nossa história pois instituiu no Brasil o Estado Democrático de Direito. Esta constituição é fruto das muitas lutas sociais do povo brasileiro, especialmente no período da redemocratização, após o golpe militar de 1964.
Mas até chegarmos a constituição Cidadã o caminho foi longo e árduo. Após Constituição Imperial, que foi a primeira do país em 1824, o país passou pela Constituição Republicana e somente em 1934, vislumbrou uma constituição com contornos um pouco mais sociais, entre os quais os direitos trabalhistas.
Entretanto, esta Constituição durou pouco tempo pois com a Ditadura Vargas, entre 1937 e 1946, de inspiração nazi-fascista, foi gerada uma constituição com centralização do poder, com tribunais de exceção, sem liberdade. Mais tarde, em 1946, veio a Constituição Redemocratizadora que retomou as liberdades políticas e perdurou até o golpe militar de 1964.
O Estado Democrático de Direito inscreveu na CF de 88 direitos sociais e individuais, fortaleceu a idéia de nação e instituiu a Democracia Participativa para garantir também a participação dos cidadãos nos rumos da cidade, Estado e País.
A 6ª Semana Social Brasileira traz o tema da democracia, tão ataca nos dias atuais, como um dos temas estruturantes, intimamente ligados ao Direito à Terra, Teto e Trabalho.
Estarão conosco nesta noite, para partilhar suas reflexões a partir de suas trajetórias de engajamento militante na construção da democracia:
- Olívio Dutra: foi sindicalista, deputado constituinte, prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul, Ministro das Cidades no Governo Lula, militante do Partido dos Trabalhadores
- Frei Wilson Dallagnol: pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e professor da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Porto Alegre) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT RS).
A atividade também contará com depoimentos de integrantes de movimentos sociais que trarão contribuições ao debate, a partir de suas vivências: Jair Krischke (Militante dos Direitos Humanos); Luciana Piovezam (Movimento de Mulheres Camponesas); Leila Thomassim (Conselho Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Sul CEAS/RS); Gabriela Silveira (Vice Sul da União Nacional dos Estudantes / UNE)
A atividade ocorrerá dia 7 DE JULHO às 19h30min.
Acompanhe pela REDE SOBERANIA (facebook e Youtube) e canais parceiros.