30 Março 2021
A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) lançou, nesta segunda-feira (29), uma vídeo-reportagem produzida pela entidade com depoimentos exclusivos de famílias que estão sofrendo ataques com agrotóxicos despejados de aviões em suas casas e produções. Agricultores do assentamento de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre, bem como suas produções agroecológicas, vêm sendo alvo de contaminações, inclusive via pulverização aérea, resultante de aplicações de agrotóxicos em propriedades vizinhas.
A reportagem é publicada por Sul21, 29-03-2021.
No dia 23 de março. o desembargador Cândido Alfredo Leal Júnior, da 4a. Turma do Tribunal Regional Federal da 4a. Região (TRF4), manteve a decisão liminar da juíza Clarides Rahmeier, proibindo, sob qualquer modalidade de aplicação (incluindo pulverização aérea), o uso de agrotóxicos em áreas próximas ao assentamento de Nova Santa Rita.
A Agapan esteve na região do assentamento e conversou com agricultores atingidos. A reportagem em vídeo foi exibida nesta segunda, acompanhada de um debate que teve a participação do presidente da Agapan, Francisco Milanez, do conselheiro Leonardo Melgarejo, do advogado Emiliano Maldonado, da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap), e dos jornalistas Heverton Lacerda, vice-presidente da Agapan, Adriane Bertoglio Rodrigues, conselheira, e Anahi Fros, associada e assessora de Comunicação da entidade.