Por que no Japão o Covid levou a uma estranha onda de suicídios entre as mulheres?

Foto: PxHere

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

25 Fevereiro 2021

Sabemos que a praga dos suicídios é generalizada e grave no Japão. O que não se sabia era que a Covid, entre seus mil desastres, teria levado não apenas a um aumento nas taxas de suicídio, mas também que afetariam principalmente mulheres jovens.

A reportagem é de Luciana Grosso, publicada por Business Insider, 23-02-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

O motivo desta “epidemia dentro da epidemia” não é claro, mas os dados são dramáticos: “Em 2020 - escreve a BBC - pela primeira vez em 11 anos, as taxas de suicídio no Japão aumentaram. O mais surpreendente é que, embora os suicídios masculinos tenham diminuído ligeiramente, as taxas entre as mulheres aumentaram quase 15%. Em um mês, outubro, a taxa de suicídio feminino no Japão aumentou mais de 70%, em relação ao mesmo mês do ano anterior”.

O motivo de tudo isso ainda está em estudo, ainda que a causa suspeita número um possa estar ligada ao trabalho e à economia, já que as indústrias mais afetadas pela crise econômica ligada ao Covid são aquelas com maior incidência de mulheres trabalhadoras, muitas vezes precárias: o turismo, o varejo e as indústrias alimentícias. É possível que a crise desencadeada pelo coronavírus tenha iniciado uma cadeia mortal de depressão e “vergonha”, um sentimento muito difundido e muito grave no Japão, que poderia ter levado muitas (demais) mulheres a tirar a própria vida.

Leia mais