17 Dezembro 2020
O papa Francisco será destaque na nova série documental da Netflix que foca em vozes de cidadãos idosos ao redor do mundo, a qual está programada para ser lançada em 2021.
A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 16-12-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
Baseado no livro “Sabedoria das idades” (traduzido e publicado pelas Edições Loyola, São Paulo, 2018), no qual o pontífice responde a histórias de 31 idosos, a série incluirá novas entrevista filmadas com Francisco oferecendo seus pensamentos sobre a idade e outros temas.
A editora norte-americana Loyola, que publicou o volume original, anunciou a novidade em 16 de dezembro, em um release enviado ao NCR. A editora afirma que o filme centrar-se-á em histórias de idosos que estão no livro, “falando através dos olhos da geração jovem, talentosos diretores jovens abaixo dos 30 anos, residentes em países de idosos”.
“Ficamos muito entusiasmados em publicar o livro Sabedoria das Idades para apoiar os esforços do papa Francisco em garantir que os idosos sejam vistos e ouvidos, especialmente pelos jovens”, disse Joellyn Cicciarelli, presidente e editor da editora Loyola.
“Esta série de documentos leva nossa missão um passo adiante – encontrar os jovens onde eles estão, por meio da mídia – e convidá-los a encontrar suas próprias maneiras de se conectar e aprender com os mais velhos em suas próprias famílias e bairros”, disse Cicciarelli.
A editora Loyola disse que Francisco, que completa 84 anos esta semana, terá “grande destaque” no documentário, e refletirá sobre as histórias compartilhadas pelos idosos, “além de fornecer seu próprio comentário sobre temas como amor, luta, trabalho e sonhos”.
Francisco tem sido objeto de vários projetos de documentário desde sua eleição como pontífice em março de 2013. O papa foi recentemente apresentado no projeto “Francesco” do cineasta russo Evgeny Afineevsky, que causou polêmica pela maneira como editou clipes previamente gravados de comentários anteriores de Francisco sobre as uniões civis do mesmo sexo.
Os ensaios do livro Sabedoria das Idades foram originalmente com curadoria do padre jesuíta Antonio Spadaro, editor-chefe do jornal italiano La Civiltà Cattolica e conselheiro próximo de Francisco.
O Papa frequentemente menciona a necessidade de a sociedade se concentrar melhor nas necessidades dos idosos e, frequentemente, exorta os jovens a conhecerem seus avós. Durante sua visita aos EUA em 2015, por exemplo, ele disse às multidões na Filadélfia que reconhecessem que os avós carregam “a memória do passado”.
Tom McGrath, um dos editores principais e um veterano do livro de 2018, disse ao NCR que esperava que a nova série de documentários pudesse ajudar a “promover a aliança entre idosos e jovens que o papa Francisco tem pedido”.
A nova série está sendo produzida pelas produções italianas Stand By Me, conhecidas por uma série de programas de TV populares, incluindo a versão italiana do reality show “Grávida aos 16”.