Uma solidariedade tecida na vida, pela misericórdia de Deus. Dr. Martin Junge, secretário-geral da Federação Luterana Mundial (FLM)

Martin Junge e Papa Francisco. Foto: LWF

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

07 Dezembro 2020

O secretário-geral da Federação Luterana Mundial escreveu o prefácio de uma nova publicação do papa Francisco.

A informação é publicada por LFW, 04-12-2020. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

O Dr. Martin Junge, secretário-geral da Federação Luterana Mundial (FLM), escreveu o prefácio de uma nova publicação do papa FranciscoIl cielo sulla terra. Amare e servire per trasformare il mondo” (“Céu sobre a Terra. Amor e Serviço para a Transformação do Mundo”, em tradução livre).

“O convite para escrever foi um significativo gesto ecumênico pelo papa Francisco”, disse o assistente do secretário-geral da LWF, Prof. Dr. Dirk Lange.

No prefácio, Junge escreve: “Ao longo da sua vida e ministério e nas páginas desse livro, papa Francisco destacou o vínculo fundamental que é “constitutivo” da família humana, um vínculo, uma solidariedade tecida na vida pela misericórdia de Deus, fonte de criação e redenção. E a misericórdia de Deus, revelada em Jesus Cristo, continuamente nos chama para o trabalho de reconciliação, de fazer visível essa solidariedade e misericórdia de Deus”.

O secretário-geral Junge reconta os importantes avanços do diálogo Luterano-Católico especialmente a assinatura da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação em 1999 e a Comemoração Luterana-Católica da Reforma em 2016, quando a LWF World Service e a Caritas Internationalis “comprometeram-se a servir juntos ao sofrimento do próximo no mundo”.

“A jornada do conflito para a comunhão que nos aproxima uns dos outros é sempre um caminho para a comunhão com toda a família humana e no cuidado de toda a criação ”, escreve Junge.

Ele enfatiza a vocação cristã pelo bem da família humana: “A liberação da graça do batismo é um dom divino que nos convida para nos unirmos! O Batismo é o anúncio profético de cura e unidade em meio ao nosso mundo ferido, e então torna-se um dom de esperança para a humanidade que anseia para viver em paz com justiça e em diversidade reconciliada”.

O livro foi publicado e distribuído em italiano, traduções serão publicadas em breve.

Leia mais