Papa adia Encontro Mundial das Famílias e Jornada Mundial da Juventude

Papa Francisco. | Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • “Apenas uma fração da humanidade é responsável pelas mudanças climáticas”. Entrevista com Eliane Brum

    LER MAIS
  • Sheinbaum rejeita novamente a ajuda militar de Trump: "Da última vez que os EUA intervieram no México, tomaram metade do território"

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

22 Abril 2020

O Papa Francisco concordou com uma recomendação do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida para postergar em um ano as próximas reuniões do Encontro Mundial das Famílias e da Jornada Mundial da Juventude.

A reportagem é de Cindy Wooden, publicada por Catholic News Service, 20-04-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

“Por causa da atual situação sanitária e das suas consequências sobre o deslocamento e a aglomeração de jovens e famílias”, o Encontro Mundial das Famílias em Roma será adiado para junho de 2022, e a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal, será adiada para agosto de 2023, anunciou o Vaticano.

O cardeal Kevin Farrell, prefeito do dicastério, disse ao Catholic News Service que agora seria o momento de o seu escritório estar assinando os contratos com hotéis e companhias aéreas se o Encontro Mundial de Famílias ainda fosse ocorrer em 2021, “mas ninguém sabe o que acontecerá”. Por isso, pareceu prudente adiar o encontro em um ano.

O dicastério também não realizaria dois grandes encontros durante o mesmo verão [no hemisfério Norte], uma das razões pelas quais a Jornada Mundial da Juventude foi adiada, disse ele.

A outra razão, disse Farrell, é que, embora as pessoas estejam falando sobre “voltar ao normal”, e os líderes dos governos estejam fazendo planos para acabar gradualmente com os confinamentos e para reabrir o comércio, “não acreditamos que as viagens serão tão frequentes” tão cedo.

O dicastério cancelou todos os encontros internacionais até janeiro de 2021, embora esteja planejando que alguns jovens do Panamá, onde se celebrou a Jornada Mundial da Juventude em 2019, entreguem a cruz da Jornada Mundial da Juventude a alguns jovens de Lisboa no dia 22 de novembro, festa de Cristo Rei.

A entrega estava agendada originalmente para o dia 5 de abril, Domingo de Ramos, mas foi adiada por causa dos confinamentos e das proibições de viagens para conter a propagação do coronavírus.

Se os jovens representantes do Panamá e de Portugal não puderem viajar para Roma em novembro, disse Farrell, panamenhos e portugueses que já moram em Roma participarão do evento.

 

Leia mais