04 Novembro 2019
A Coca-Cola foi nomeada pelo segundo ano consecutivo por uma auditoria global, como a marca mais poluidora de resíduos plásticos.
A reportagem é de Renato Cunha, publicado por stylourbano, 31-10-2019.
A auditoria que envolveu 72.000 voluntários, em 50 países e seis continentes, participando de 84 eventos de limpeza, descobriu que a Coca-Cola era responsável por mais lixo plástico do que outros três principais poluidores juntos. Ao vasculhar praias, ruas de cidades, oceanos , rios e bairros, eles coletaram um total de 476.423 pedaços de lixo plástico e descobriram que a Coca-Cola era responsável por uma grande maioria.
11.732 embalagens plásticas da marca Coca-Cola foram registrados em 37 países, mais do que os três poluidores globais juntos. Em segundo lugar, 4.846 pedaços de plástico da marca Nestlé foram encontrados em 31 países. Em terceiro lugar, 3.362 peças de plástico com marca Pepsico foram registradas em 28 países. E em quarto lugar, Modelēz International foi responsável por 1.083 peças de plástico em 23 países. O estudo também se concentrou em continentes específicos, descobrindo que a Nestlé e a Starbucks eram as três principais marcas poluidoras da América do Norte. No entanto, a Coca-Cola ainda estava presente em 4 dos 6 continentes registrados.
A Coca-Cola fez esforços recentes para diminuir a poluição por plástico. No início deste mês, a empresa introduziu uma garrafa de plástico feita de plástico marinho reciclado e, no ano passado, se comprometeu a coletar e reciclar o equivalente a cada garrafa vendida globalmente. Mas pelo visto, a reciclagem não está tendo o resultado que deveria.