• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Notícias falsas (fake news) ‘viajam’ mais rápido do que histórias verdadeiras

Mais Lidos

  • Santander financia grupo ligado a desmatamento no Brasil

    LER MAIS
  • Gaza, novos ataques israelenses: mais de 100 mortos durante a noite. Human Rights Watch: “É extermínio”

    LER MAIS
  • Acolher o novo mandamento de Jesus. Comentário de Ana Casarotti

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

10 Março 2018

O projeto de pesquisa descobre que humanos, e não bots, são os principais responsáveis pela disseminação de informações enganosas.

A reportagem é publicada por MIT News Office, e reproduzida por EcoDebate. 9/03/2018. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

Um novo estudo de três estudiosos do MIT descobriu que as notícias falsas se espalham mais rapidamente na rede social do Twitter do que as notícias reais – e por uma margem substancial.

“Descobrimos que a falsidade se destrói significativamente mais, mais rápido, mais profundo e mais amplamente do que a verdade, em todas as categorias de informação e, em muitos casos, por uma ordem de grandeza”, diz Sinan Aral, professor da Escola de Gestão de MIT Sloan e co-autor de um novo artigo detalhando as descobertas.

“Essas descobertas lançam novas luzes sobre os aspectos fundamentais do nosso ecossistema de comunicação on-line”, diz Deb Roy, professor associado de artes e ciências dos meios de comunicação no MIT Media Lab e diretor do laboratório de mídia social para máquinas sociais (LSM), que também é um co-autor do estudo. Roy acrescenta que os pesquisadores estavam “em algum lugar entre surpreso e atordoado” nas diferentes trajetórias de notícias verdadeiras e falsas no Twitter.

Além disso, descobriram os estudiosos, a disseminação de informações falsas não se deve essencialmente a bots programados para disseminar histórias inexatas. Em vez disso, a notícia falsa avança mais rápido em torno do Twitter, devido às pessoas que revezam notícias imprecisas.

“Quando removemos todos os bots em nosso conjunto de dados, [as] diferenças entre a propagação de notícia falsa e verdadeira”, diz Soroush Vosoughi, co-autor do novo artigo e pós-doutorado da LSM, cuja pesquisa de doutorado ajudou a dar origem para o estudo atual.

O estudo fornece uma variedade de formas de quantificar esse fenômeno: por exemplo, notícias falsas são 70 por cento mais propensas a ser retweeted do que as histórias verdadeiras são. Também leva histórias verdadeiras cerca de seis vezes mais para chegar a 1.500 pessoas, como acontece com histórias falsas para alcançar o mesmo número de pessoas. Quando se trata de “cascatas” do Twitter, ou cadeias retweet intactas, as falsidades atingem uma profundidade em cascata de 10 aproximadamente 20 vezes mais rápido que os fatos. E as falsidades são retweeted por usuários únicos mais amplamente do que declarações verdadeiras em cada profundidade de cascata.

Referência:

The spread of true and false news online Soroush Vosoughi, Deb Roy, Sinan Aral Science 09 Mar 2018: Vol. 359, Issue 6380, pp. 1146-1151 DOI: 10.1126/science.aap9559

Leia mais

  • “Combate às fake news”: ética ou espetáculo?
  • Fake news. Limpar o falso ou limitar a imprensa
  • ‘Fake news’ sustentam escolhas políticas, afirma o professor da UFMG
  • Eleições e Fake News: o tortuoso caminho do Brasil
  • A democracia em xeque-mate frente às fake news. Entrevista especial com Fabrício Benevenuto
  • Papa Francisco contra a ''serpente astuta'' das fake news
  • Fake News e o jornalismo de paz. Mensagem do papa Francisco
  • O Ensino da Igreja é claro: 'Fake news' e outras inverdades são erradas e perigosas
  • Como a publicidade incentiva "fake news"
  • Manual para identificar notícias falsas na internet

Notícias relacionadas

  • Disseminação das redes sociais digitais obrigou a imprensa a repensar suas dinâmicas. Entrevista especial com Felipe de Oliveira

    LER MAIS
  • Notícias falsas para atacar o Papa. Cardeal Gerhard Müller também virou alvo de uma campanha de desinformação

    LER MAIS
  • Como a publicidade incentiva "fake news"

    Site 'BuzzFeed' detectou mais de 60 sites com informações falsas, financiados através da chamada publicidade programática. Gr[...]

    LER MAIS
  • Manipulando o debate público no meio digital

    "Neste mundo, não é mais suficiente produzir uma boa campanha com cartazes, panfletos e spots no rádio e na TV — é preciso t[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados