• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

EUA. Congresso corre contra o tempo para legalizar 800 mil imigrantes

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

16 Janeiro 2018

Congressistas republicanos e democratas têm mais quatro dias, a partir desta-terça-feira, dia 16, para fechar um acordo que garanta o funcionamento do governo americano até sexta-feira e regularize a situação de cerca de 800 mil imigrantes ilegais, conhecidos como “dreamers”, que chegaram ainda criança aos EUA.

A reportagem é de Claudia Trevisan, publicada por O Estado de S. Paulo, 16-01-2018.

Em setembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, revogou o programa de proteção aos jovens, conhecido como Daca, e havia determinado prazo de seis meses para o Congresso encontrar uma solução definitiva – o prazo se esgota no início de março. A negociação, porém, acabou atrelada à questão do orçamento e naufragou na quinta-feira. Até esta segunda-feira, dia 15, não havia indicação de que os dois lados estavam próximos de uma solução.

Os democratas condicionam seu voto a favor de qualquer proposta orçamentária à aprovação de lei que permita a permanência no país dos jovens inscritos no Daca. Com apenas 51 dos 100 votos no Senado, os republicanos precisam do apoio de ao menos 9 democratas para aprovar as medidas orçamentárias. Sem acordo, os dois lados já começam a fazer acusações mútuas sobre a responsabilidade por uma eventual paralisação do governo federal.

“Os democratas estão agora ameaçando paralisar o governo se não conseguirem a anistia para milhões de imigrantes ilegais. Vamos ver como isso funciona para eles”, escreveu no Twitter o senador Tom Cotton, representante da linha dura do Partido Republicano em relação à imigração.

O senador democrata Brian Schatz jogou a culpa no campo adversário. “Ninguém ganha com uma batalha pela paralisação do governo, mas eu sei uma coisa: se isso acontecer, será porque um compromisso bipartidário foi rejeitado pelos republicanos. Qualquer um que diga que quer evitar uma paralisação deveria estar pedindo votos a favor daquela lei de consenso.”

A proposta consensual sobre o Daca foi negociada durante quatro meses por um grupo de seis senadores democratas e republicanos. Trump rejeitou a medida em reunião na Casa Branca, na quinta-feira, a mesma em que se referiu ao Haiti e a países africanos como “lugares de merda”, e disse que gostaria de ver mais imigrantes da Noruega nos EUA.

No domingo, Trump voltou ao assunto no Twitter. “O Daca está provavelmente morto, pois os democratas realmente não querem isso, eles só querem falar e tirar dinheiro que nossas Forças Armadas precisam desesperadamente.”

Os democratas veem a votação da autorização de gastos do governo como um de seus únicos trunfos na negociação da lei sobre o Daca. Ativistas e a ala mais à esquerda do partido pressionam para que os congressistas rejeitem financiar o governo sem uma medida que resolva a situação dos jovens imigrantes.

O que o Congresso deverá votar até a meia-noite de sexta-feira não é o orçamento definitivo, mas uma autorização temporária de despesas, que valeria por algumas semanas. É possível que os congressistas cheguem a um acordo para aprovar a proposta e continuar a negociar uma saída para o Daca.

O adiamento, porém, pode esbarrar na oposição dos falcões do Partido Republicano, que ameaçam votar contra uma nova legislação de curto prazo para gastos públicos, que seria a quarta desde o início do ano fiscal, em outubro. Essas medidas temporárias mantêm o mesmo patamar de gastos do ano anterior e impedem o aumento do orçamento da Defesa defendido pelos falcões republicanos e pela Casa Branca.

Leia mais

  • Mãe de três “Dreamers” jejua no Capitol Hill pela aprovação do “Dream Act”
  • Cómo los “dreamers” se convirtieron en un movimiento con poder
  • Ex-alunos jesuítas no Congresso chamados a proteger "Dreamers"
  • Papa Francisco exorta os ''dreamers'' dos EUA a continuarem sonhando
  • Trump pode abrir as portas para a deportação dos ‘sonhadores’
  • Trump critica imigrantes que vêm de ‘países de m...’
  • Líderes da Igreja Católica condenam a decisão do governo Trump de acabar com o DACA
  • Trump põe fim a programa de Obama que impedia a deportação de 800.000 imigrantes
  • Obama diz que decisão de Trump sobre jovens imigrantes é 'errada e cruel'
  • A Igreja Católica está se opondo a Trump? Bispos dos EUA acusam propostas de imigração de serem 'discriminatórias'
  • Trump apoia plano para restringir drasticamente a imigração legal
  • Os episcopais norte-americanos criticam Trump
  • Imigração nos Estados Unidos: da grande inclusão à grande expulsão?

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Pesquisa revela alta rejeição a refugiados e imigrantes no mundo

    A decisão britânica de se separar da União Europeia no plebiscito do "brexit" e a ascensão do candidato republicano à Casa [...]

    LER MAIS
  • EUA. Irmãs abrem Assembleia 2016 da LCWR com ênfase no diálogo contemplativo

    Na terça-feira à noite, 09-08-2016, a presidente da Conferência de Liderança das Religiosas (Leadership Conference of Women Re[...]

    LER MAIS
  • Marcha para unir as famílias separadas pela fronteira

    Ocorreu nessa quarta-feira, 10 de agosto, a marcha binacional (EUA-México) organizada para pedir a reunificação das famílias s[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados