10 Agosto 2017
“Desejamos garantir novamente a Sua Santidade que acolhemos o seu magistério, especialmente aquele do amor na família, abordado de forma magistral na exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia como plenamente conforme com a doutrina dos Apóstolos e dos santos Padres do Oriente, compartilhado em matéria também pelas Igrejas orientais ortodoxas’, afirmam em nota pública a Conferência dos Bispos gregos.
A nota é publicada por Settimana News, 08-08-2017. A tradução é de Luisa Rabolini.
Da: Conferência dos Bispos gregos
Para sua santidade / o papa Francisco / Cidade do Vaticano
Santo Padre,
nós, abaixo assinados, lendo em vários sites na internet, ou mesmo ouvindo, os confrontos com que Sua Santidade depara-se no exercício do ministério petrino, às vezes até mesmo vindos daqueles que deveriam ser seus colaboradores, o nosso pensamento volta-se para sua venerada pessoa.
Estamos nos referindo à tristeza que devem lhe causar todos os confrontos à sua palavra de pastor da Igreja universal, mas também aos confrontos à sua linha pastoral que deveria tornar-se a linha pastoral de toda a Igreja, porque é a linha impregnada pelo espírito do Evangelho.
Nós, bispos da Igreja católica na Grécia, nos unimos à dor que deve estar provando e a transformamos em oração ao Doador de todo bem, e rogamos-lhe que dê a Vossa Santidade força para lhe sustentar.
Pedimos novamente ao Senhor que ilumine a todos, para que possamos compreender a imensidão da misericórdia de Deus, e aceitemos o ensinamento dado, por palavras, mas também por gestos concretos, por aquele que o Espírito Santo, por meio do conclave, deu ao seu povo como "princípio e fundamento visível da unidade na fé e da comunhão na caridade".
Desejamos, por fim, garantir novamente a Sua Santidade que acolhemos o seu magistério, especialmente aquele do amor na família, abordado de forma magistral na exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia como plenamente conforme com a doutrina dos Apóstolos e dos santos Padres do Oriente, compartilhado em matéria também pelas Igrejas orientais ortodoxas.
Santo Padre, estamos ao seu lado. Tentamos segui-lo o mais fielmente possível. Apesar de sermos numericamente poucos, com o nosso jornal quinzenal, e também com o nosso site, transmitimos e informamos o nosso povo sobre tudo o que Vossa Santidade ensina e faz, de forma que também possa se nutrir do ensinamento de Sua Santidade.
Informamos que não somente nós, bispos, mas também os sacerdotes, os religiosos as religiosas e os nossos fiéis leigos lhe dedicamos amor e com respeito acolhemos a sua palavra. Não só isso, até mesmo o povo ortodoxos admira-o e comove-se por alguns de seus gestos em favor dos pobres, dos mais fracos e do imediato contato que a sua presença cria com os fiéis.
Santo Padre, agradecemos-lhe por tudo que oferece à Igreja inteira. Abençoe-nos e aos nossos fiéis, que formam as nossas Igrejas locais na Grécia.
Sevastianos Rossolatos, Arcebispo de Atenas e Administrador Apostólico de Rhodes, presidente da Conferência Episcopal grega; Nikolaos Printezis, Arcebispo de Naxos-Tinos-Mykonos-Andros e Administrador Apostólico de Chios-Lesbos-Samos; Ioannis Spiteris, arcebispo de Corfu-Zante- Kefalonia e administrador apostólico do Vicariato apostólico de Tessalônica; Petros Stefanu bispo de Syros, Santorini e administrador apostólico de Creta; Manuel Nin, bispo titular de Carcavia, exarca apostólico para os fiéis de rito bizantino na Grécia; Hovsep Bezazian, administrador apostólico dos armênios católicos residentes na Grécia; Nikolaos Foskolos, arcebispo emérito de Atenas e administrador apostólico de Rhodes; Fragkiskos Papamanolis, bispo emérito de Syros, Santorini e administrador apostólico de Creta; Dimitrios Salachas, bispo titular de Grazianopolis, exarca apostólico emérito para os fiéis de rito bizantino na Grécia.
Atenas, 11 de julho de 2017/ Festa de São Bento
O presidente da Conferência episcopal grega , Sevastianos Rossolatos
Arcebispo de Atenas e administrador apostólico de Rhodes