Por: André | 13 Abril 2016
Há algum tempo que os Irmãos Maristas trabalham na promoção e defesa dos direitos e da dignidade das crianças. Por isso, estão fortemente comprometidos com a luta contra os abusos sexuais de menores. Desde 2011, o Instituto Marista aborda decididamente o tema e cria equipes internacionais e protocolos próprios de ação e prevenção contra os abusos em todos os países onde está presente.
A reportagem é publicada por Religión Digital, 11-04-2016. A tradução é de André Langer.
Os centros de educação maristas foram uma das primeiras instituições que, na Catalunha, desenvolveram protocolos que permitiram a promoção de uma cultura de prevenção, detecção e erradicação dos abusos sexuais de menores, assim como outras situações de risco. Graças a estes protocolos, e às demais normas existentes, foram proativos na denúncia daquelas situações que foram possíveis de detectar nos últimos anos. Sempre estiveram perto das famílias e de suas necessidades, respeitando a todo o momento suas decisões.
Quando tiveram notícia de um caso de abuso em algum de seus centros, agiram pedindo perdão e prestando apoio à família, condenando os fatos e denunciando-os.
No mês de abril, os Irmãos Maristas da Catalunha constituíram uma equipe que acompanha as vítimas de abusos sexuais de casos prescritos judicialmente. É uma abertura dirigida a todas as pessoas que sofreram situações de abuso sexual em algum dos seus centros. Com a criação da atividade desta equipe querem reiterar a sua firme vontade de estar ao lado das vítimas, de maneira especial quando a justiça já não consegue fazer mais nada devido à prescrição dos crimes.
O objetivo da intervenção é conhecer a situação atual de cada vítima e fazer propostas à Instituição Marista, para facilitar a cura por meio da reparação dos danos. A intervenção inicial inclui a acolhida, a escuta e a resposta às necessidades de cada vítima, derivadas tanto da vivência, como da frustração que pode comportar a prescrição judicial. Por esta razão, na equipe básica de atenção há um advogado e uma psicóloga.