Chile. Leigos caminharão de Osorno até Valdivia para pedir a renúncia do bispo Juan Barros

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

08 Março 2016

Os leigos de Osorno anunciaram que farão uma caminhada nos dias 1º, 2 e 3 de abril, pela Ruta 5 Sur, como protesto contra o atual bispo da diocese, Juan Barros Madrid, supostamente envolvido no caso Karadima. Ao mesmo tempo reivindicam a sua saída da diocese.

A reportagem foi publicada por Religión Digital, 07-03-2016.

No último dia 9 de janeiro aconteceu a primeira manifestação midiática da Organização, nesta ano. Foi feita a "ocupação pacífica" na entrada da catedral San Mateo de Osorno pedindo a renúncia do prelado. Já naquele momento percebeu-se uma radicalização do movimento.

Nesse contexto, o porta-voz da organização, Juan Carlos Claret, anunciou uma caminhada pela Ruta 5 Sur de Osorno até Valdivia em busca de apoio para a causa.

"A situação de nossa igreja preocupa-nos tanto que somos capazes de dar um testemunho forte não apenas para Osorno, mas para o mundo. Para colocar o assunto em discussão, precisamos dos leigos do Chile e, por isso, caminhamos para outra diocese", explicou.

Claret foi enfático em afirmar que embora não se tenha alcançado o objetivo principal da organização, no que se refere à renúncia do bispo atual, o agrupamento conseguiu imprimir avanços na própria igreja católica. "Houve muitas mudanças, hoje em dia, para nomear bispos, por exemplo, devem-se elevar os padrões de transparência, o que é uma conquista para nós", disse.

A Organização de Leigos e Leigas da cidade estima que ainda existem inúmeros temas tabu na hierarquia da Igreja Católica, e pretendem abordá-los nos próximos dias 21 e 22 de maio durante o segundo Encontro Nacional de Leigos a realizar-se em Osorno.

Foto: Religión Digital.