• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

EUA. Igreja ‘encarcera’ Jesus, Maria e José para protestar contra política de imigração

Mais Lidos

  • “O Brasil é uma sociedade onde sentimos muito amor ao Cristo. Mas como continuar juntos, em uma sociedade com muitos contrastes? Como fazer com que seja possível viver algo de modo mais igual?”, questiona o prior de Taizé em primeira visita ao Brasil

    “O profetismo não é denunciar as coisas, mas viver e abrir caminhos de esperança”. Entrevista especial com irmão Matthew, prior de Taizé

    LER MAIS
  • Eichmann em gaza. Artigo de Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • “Um acordo com Israel? Eu o assinaria na hora. O mundo deve nos reconhecer”. Entrevista com Hussein Al-Sheikh

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

04 Julho 2018

Estátuas do menino Jesus, de Maria e de José que geralmente aparecem na época do Natal foram presas nessa terça-feira atrás de uma cerca de arame no gramado da catedral da diocese da Igreja Episcopal de Indianápolis.

A reportagem é de Faith E. Pinho, publicada por Religion News Service, 03-06-2018. A tradução é de Victor D. Thiesen.

O encarceramento da Sagrada família serve de protesto contra a política de tolerância zero do presidente Trump, cujo resultado manteve presas muitas famílias perto da fronteira EUA-México em centros de detenção, explica o rev. Stephen Carlsen, decano e reitor da Christ Church Cathedral.

"Sabemos o que a Bíblia afirma", disse Carlsen. "Devemos amar nossos vizinhos como a nós mesmos".

O rev. Lee Curtis, que também serve na Christ Church e que teve a ideia, disse que o trio bíblico era uma família de refugiados requerentes de asilo no Egito após o nascimento de Jesus.

“Um anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo, “Levante, pegue a criança e sua mãe, fuja para o Egito, e fique lá até que eu te diga para voltar; Pois Herodes vai procurar o menino para destruí-lo'”, como diz no Evangelho de Mateus. "Quando ele despertou, pegou o menino e sua mãe durante a noite e partiu para o Egito".

"Esta família sagrada é cada família, e cada família é sagrada", disse Curtis.

A Igreja montou a cena de encarceramento do nascimento de Jesus na segunda-feira à noite como parte de sua campanha #EveryFamilyIsHoly (Toda família é sagrada, em português).

Esta não é a primeira vez que a Igreja central de Indianápolis se posicionou sobre questões sociais. A Diocese Episcopal de Indianápolis tem mais de 9.000 membros em quase 50 igrejas através de dois terços do sul de Indiana.

O clero da congregação Episcopal se auto descreveu "progressista". Carlsen e Curtis participaram da manifestação Families Belong Together (Famílias devem ficar juntas) no sábado, para protestar contra a detenção e separação familiar.

A Igreja se tornou mais progressista nos últimos anos, especialmente desde que decidiu casar pessoas do mesmo sexo quando o estado de Indiana legalizou o casamento gay em 2014, disse Carlsen.

Sua defesa dos imigrantes é derivada do consenso de diversas congregações da Igreja, disse ele.

Mark Reckart, que é um membro da Christ Church Cathedral, disse que está orgulhoso de sua Igreja por ter montado a manifestação.

"É uma maneira perfeita de mostrar o que está acontecendo. São famílias em gaiolas", disse Reckart. "Essa é uma família com a qual muita gente se identifica".

Pessoas que passavam próximo disseram que a exibição foi uma forma poderosa de conscientizar sobre a situação na fronteira.

"Acho ousado", disse Matthew Roberts de Indianápolis. "Faz pensar sobre essas famílias que são separadas e a necessidade de orarmos por eles."

"Eles foram um dos primeiros refugiados," disse Aija Evonen, uma visitante da Finlândia. "A manifestação é um bom sinal. Eu fico muito contente com isso."

"Acho que Jesus queria que todos se dessem bem e fossem livres. Ninguém deveria ser escravizado", disse Randy Sylvia de Indianápolis. "É simplesmente errado."

Fred Andrews, sacristão na Christ Church Cathedral, disse que espera que a manifestação lembre às pessoas quando forem votar nas próximas eleições.

"É triste", disse Andrews. "Em algum lugar, a vida de alguém que esperava ter uma vida melhor foi perdida porque questões políticas estão envolvidas."

Leia mais

  • Estados Unidos. Maria, José e Jesus ‘sob a detenção da ICE’. A manifestação de uma igreja católica
  • Nos EUA, um depósito de crianças sem documentos
  • Crianças do Brasil são separadas dos pais nos EUA
  • As vítimas brasileiras da radical política migratória de Trump
  • As polêmicas 'geladeiras' onde imigrantes ficam presos na fronteira dos EUA com o México
  • EUA. Milhares de crianças arrancadas de seus pais
  • Imigrante brasileira afastada do filho por 9 meses lidera ação contra Trump
  • EUA. Separação familiar é uma política imoral e ineficaz
  • EUA. Diocese de San Diego lança programa para evitar a separação familiar na fronteira
  • Centenas de crianças separadas das famílias na fronteira dos EUA
  • EUA: separar mãe e filhos, a nova ideia para frear os migrantes
  • As crianças migrantes centro-americanas estão no limbo
  • Imigração nos Estados Unidos: da grande inclusão à grande expulsão?
  • Crianças migrantes, uma tragédia humana que não se resolve com medidas policiais
  • Aqueles 1.000 quilômetros de inferno para pequenos viajantes sozinhos
  • Trump abre caminho para deportação maciça de imigrantes irregulares
  • O bispo de San Diego enfrenta Trump e promete uma “mobilização em massa” caso deportar os imigrantes
  • O racismo como política de imigração do governo dos EUA
  • Se a imigração vier nos EUA: “Não abram a porta, não digam nada, não assinem nada”
  • Líderes da Igreja Católica condenam a decisão do governo Trump de acabar com o DACA
  • Aprovação do orçamento pelo Congresso dos EUA deixa de fora o Daca
  • EUA: Estudante de medicina trabalha para evitar deportação do pai
  • Suprema Corte dos Estados Unidos nega pedido de Trump e salva os ‘dreamers’ da deportação
  • Governo Trump estuda separar de suas famílias as crianças que atravessarem a fronteira ilegalmente
  • Campanha do Vaticano sobre migrantes e refugiados premiada internacionalmente como Melhor Estratégia Social
  • Migrantes deportados dos Estados Unidos, sem proteção na fronteira mexicana

Notícias relacionadas

  • Pesquisa revela alta rejeição a refugiados e imigrantes no mundo

    A decisão britânica de se separar da União Europeia no plebiscito do "brexit" e a ascensão do candidato republicano à Casa [...]

    LER MAIS
  • Menino egípcio viaja por 10 dias no mar para ir à Itália salvar o irmão

    LER MAIS
  • Há 100 mil crianças que, como Omran, estão na linha de frente da guerra síria, diz correspondente da BBC

    Qualquer usuário das redes sociais pode encontrar a imagem do menino atordoado e ensanguentado, sobrevivente de um ataque aéreo [...]

    LER MAIS
  • Os imigrantes e o racismo

    Enfrentando péssimas condições, os imigrantes que vieram substituir a mão de obra escrava na agricultura trataram de se adapt[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados