05 Julho 2018
Com 12 anos de existência, o Projeto Iniciativa Verde alcançou a marca de 2 milhões de árvores plantadas. As áreas recuperadas somam o total de 1.246 hectares ou 1.385 estádios do Maracanã divididos em recuperação florestal com espécies nativas, e sistemas agroflorestais, que integram floresta e agricultura.
A reportagem é publicada por Amazônia.org, 04-07-2018.
O número representa quase 400 mil toneladas de carbono fixados na atmosfera. Seria como compensar as emissões de 74 mil voltas ao redor da Terra, feitas num carro movido a gasolina.
Com presença nos principais os biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica o projeto seleciona áreas estratégicas, para que serviços ambientais importantes sejam mantidos. “Nossos projetos de restauro fortalecem serviços ambientais como água, biodiversidade e paisagem. Além disso, geram emprego e renda por meio de diversas parcerias com empresas, organizações locais e agricultores”, conta Roberto Resende, agrônomo, presidente da Iniciativa Verde.
Para alcançar esses números foi preciso o envolvimento de centenas de empresas, pessoas físicas, proprietários e agricultores, além de órgãos públicos e prestadores de serviços. Entre os maiores apoiadores se encontram a Leroy Merlin, Banco do Brasil, São Paulo Fashion Week, Embaixada Britânica e Caixa Seguradora. Outros restauros foram financiados por meio de editais de seleção pública para apoio a projetos, como Iniciativa BNDES Mata Atlântica e Petrobras Socioambiental.
Para saber mais sobre o projeto ou plantar sua árvore acesse Iniciativa Verde.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
385 Maracanãs em reflorestamento - Instituto Humanitas Unisinos - IHU