Para que não fugissem, macacos eram afogados no Zoológico de Sorocaba

Foto: Alexandre Lombardi/ Agência de Notícias de Sorocaba

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

24 Mai 2018

No Zoo Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), alguns macacos ficam em uma ilha ao redor de um lago. Sem grades, um biólogo encontrou um método para que os animais não escapassem: afogá-los na água em gaiolas, provocando aversão à água. 

A reportagem é publicada por Holocausto Animal, 22-05-2018.

 (Foto: Divulgação/ Anda)

A Corregedoria Geral do Município, segundo informações do “Jornal Ipanema“, confirmou que a prática foi feita, pelo menos, até 2015. Nos anos seguintes, não há informações da crueldade, pois este foi o último ano que o zoo recebeu animais da espécie.

Um biólogo e um veterinário são apontados como responsáveis por maus-tratos aos animais. O biólogo comandava a operação de afogamento, já o veterinário coordenou o uso de medicamentos vencidos para os animais.

O documento da prefeitura, entregue nesta segunda-feira à comissão de defesa animal da Câmara de Vereadores, presidida por João Donizeti (PSDB), também revela indícios de alimentação imprópria, falta de cuidados veterinários e dimensões de recinto inadequadas.

A assessoria do João Donizeti informou que o Ministério Público e os conselhos profissionais de veterinária e biologia serão acionados.

Leia mais