Campanha pede a abertura de consulta pública de rotulagem de alimentos

Foto: Idec

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

18 Abril 2018

Com a hashtag #AnvisaPerguntaPraMim, Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável reforça a importância do engajamento de toda a sociedade

A informação foi publicada por Idec, 17-04-2018. 

Na última semana, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, da qual o Idec é membro, lançou uma campanha para pressionar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a abrir a consulta pública sobre as novas regras de rotulagem nutricional.

Com a hashtag #AnvisaPerguntaPraMim, a ação tem como objetivo reforçar a importância do engajamento de toda a sociedade no processo regulatório em andamento na agência.

Para participar, basta compartilhar no Facebook, Instagram ou Twitter uma imagem com a hashtag #AnvisaPerguntaPraMim, que pode ser acompanhada de um texto com seu posicionamento a respeito das mudanças nas regras de rotulagem. Além disso, é importante marcar os canais oficiais da Anvisa no Twitter e Facebook. Personalidades como Paola Carossella já postaram imagens em apoio a campanha.

Consulta pública

Prevista para ocorrer ainda este ano, a consulta pública é uma etapa fundamental para processos regulatórios desta natureza. Trata-se de uma ferramenta de construção conjunta de políticas públicas entre governo e sociedade.

Com a colaboração dos cidadãos, empresas, movimentos e organizações da sociedade, as ações e programas podem ser aprimorados de acordo com as demandas coletivas.

Por uma rotulagem adequada já!

As discussões em torno dos rótulos dos alimentos estão em andamento desde 2014, quando formou-se um GT (Grupo de Trabalho) no âmbito da Anvisa para debater o assunto.

No ano passado, diversas organizações apresentaram suas propostas de aperfeiçoamento e, em breve, a Agência deve se posicionar a respeito das sugestões recebidas, dando início ao processo de escuta da sociedade.

O Idec, integrante do GT, apresentou uma proposta em parceria com pesquisadores da UFPR (Universidade Federal do Paraná) para modificar o modelo de rotulagem nutricional do Brasil. Faz parte desta proposta, entre outros aspectos, a adoção de rótulos de advertência na parte da frente das embalagens baseada na experiência bem-sucedida do Chile.

Leia mais