Robôs devem assumir todos os empregos do mundo em 125 anos, diz estudo

Foto: Nissan

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

05 Julho 2017

Não é preciso ser um gênio para saber que, pouco a pouco, a inteligência artificial vai nos substituir em algumas tarefas dentro de empresas dos mais diversos setores. Porém, um estudo feito por professores de Oxford e Yale (situadas na Inglaterra e nos Estados Unidos, respectivamente) revela que todos os empregos da atualidade serão assumidos por robôs em 125 anos.

A reportagem é de Douglas Vieira e publicada por Tecmundo, 03-07-2017.

Segundo o estudo, em menos de cinco anos as máquinas já serão capazes de produzir jogos estilo Angry Birds, e pouco tempo depois estariam aptas a liderar o desenvolvimento de títulos como StarCraft. Em outro cenário, até 2024 elas poderiam traduzir textos melhor que muitas pessoas e até mesmo trabalhar como operadores de telefone.

No período de uma década elas já seriam melhores que nós para produzir músicas, além de estarem mais aptas a serem motoristas de caminhão. Ainda nessa progressão, seríamos capazes de ver máquinas realizando vendas no setor de varejo, e a produção intelectual de livros e até mesmo a realização de procedimentos cirúrgicos seriam realizadas pela inteligência artificial em três décadas.

O estudo ainda diz que as máquinas seriam melhores que nós em praticamente qualquer coisa no prazo de no máximo 50 anos, mas que demoraria cerca de 70 anos para que todos os postos passassem a ser ocupados por robôs.

Palpite certeiro?

Por enquanto talvez ainda seja cedo para dizer se os robôs realmente vão dominar todos os postos de trabalho em pouco mais de um século, mas tendo em vista que já temos bares nos quais as bebidas são preparadas por máquinas e alguns outros locais nos quais elas dominam postos que antes eram de humanos, talvez seja apenas uma questão de tempo para que tudo isso aconteça.

Leia mais