14 Janeiro 2017
Foi uma filósofa e economista marxista judeu-polaca naturalizada alemã. Tornou-se mundialmente conhecida pela militância revolucionária ligada à Social-Democracia do Reino da Polônia e Lituânia (SDKP), ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha (USPD).
Luxemburgo considerou o levante espartaquista de janeiro de 1919 em Berlim como um grande erro.
Entretanto, ela apoiaria a insurreição que Liebknecht iniciou sem seu conhecimento. Quando a revolta foi esmagada pelas Freikorps, milícias de direita composta por veteranos da Primeira Guerra que defendiam a República de Weimar, Luxemburgo, Liebknecht e centenas de seus adeptos foram presos, espancados e assassinados sem direito a julgamento. Berlim, 15 de janeiro de †1919
O que é um projeto da classe trabalhadora?
João Pedro Stédile responde a esta pergunta mencionando a importância das pessoas de lutar socialmente.
“A luta social é inclusive civilizatória, pois agrega pessoas, dá unidade e sentido para a sociedade. Quando as pessoas perdem a possibilidade de lutar socialmente, elas apelam para o individualismo. E o individualismo, para pobre, é o banditismo”. Ele disse que Rosa Luxemburgo advertia que a classe trabalhadora, ao longo da humanidade, só tem dois caminhos: ou o socialismo - mas não no sentido doutrinário, e sim de socialização dos bens -, ou a barbárie.
(Cf entrevista do dia 22-01-2007)
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Rosa Luxemburgo - 15 de janeiro - Instituto Humanitas Unisinos - IHU