19 Agosto 2016
Também estará presente o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e o Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu, com mais de 400 líderes religiosos e políticos
A reportagem é de Maurizio Troccoli, publicada no sítio Umbria24, 18-08-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Assis, periferia do Vaticano. É possível dizer isso, já que não há registro de um papa que, em tão pouco tempo, voltou nada menos do que três vezes para Assis. Não há até hoje nenhum outro lugar aonde o papa voltou pela segunda vez.
A visita do dia 20 de setembro, por ocasião do Dia Mundial de Oração pela Paz, "O espírito de Assis", será a terceira vez do Papa Francisco na casa do Pobrezinho, depois da última visita por ocasião do Dia do Perdão.
Por outro lado, os sinais dessa escolha estavam nítidos e claros já a partir do nome que carateriza o pontificado desse pontífice. E Bergoglio não perde oportunidades para confirmar o endereço "franciscano" que ele quer dar à sua Igreja universal. Quem deu notícias oficiais foram os freis do Sacro Convento de Assis, que, com as palavras do padre Mauro Gambetti, o guardião, expressaram "grande alegria".
O guardião ficou sabendo da notícia pela Prefeitura da Casa Pontifícia: "A decisão do Papa Francisco de se dirigir a Assis no próximo dia 20 de setembro, por ocasião do 30º aniversário do ‘Espírito de Assis’, em um momento particular da nossa história, faz-nos compreender como é necessário o diálogo, pondo-nos à escuta uns dos outros".
"A comunidade franciscana inteira – diz o guardião – se alegra e se prepara em oração para esse significativo encontro."
É imponente a organização do evento, dada a chegada de mais de 400 líderes religiosos, políticos e expoentes da cultura. Também estará presente Bartolomeu, o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, que, no último dia 16 de abril, abraçou o Papa Francisco e que voltará a encontrá-lo. Dentre outros, também estará o presidente da República italiana, Sergio Mattarella.
"Temos o coração cheio de alegria – comentou o padre Enzo Fortunato, responsável pela Sala de Imprensa do Sacro Convento de Assis – e estamos trabalhando para esse histórico encontro nos 30 anos do ‘Espírito’. O evento já estava programado com a presença de mais de 400 líderes religiosos. A confirmação da chegada do papa já nos vê a todos em oração para agradecer por esse presente. Quanto à organização, já tivemos reuniões na prefeitura e vamos nos preparar para acolher os muitos jornalistas que virão a Assis, um lugar, recordo, já aprovado para acolher eventos dessa importância."
Líderes religiosos do mundo irão se reunir em recordação do 30º "Espírito de Assis"
Assis, o abraço do papa no imã: "O mundo precisa de perdão"
“O mundo tem necessidade de perdão”, disse o Papa Francisco em Assis
Assis. Basílica Santa Maria degli Angeli: Papa Francisco confessa alguns fieis
Em visita a Assis, Francisco ouve confissões, pede a todos que perdoem os outros