Darfur, uma tragédia que pode se repetir

Mais Lidos

  • Uma (nova) história do deus - Flávio, cristofascista ‘escolhido’ e totalmente crente. Artigo de Fábio Py

    LER MAIS
  • Interesses particulares descolados de apreciação profunda e respeitosa transformaram a cidade em um canteiro de obras que muitas vezes desconsideram o impacto ambiental e social, priorizando apenas o luxo e o lucro. História da cidade está se perdendo

    “Torres e sua natureza estão sendo assaltadas, negligenciadas e transmutadas”. Entrevista especial com Lara Lutzenberger

    LER MAIS
  • A Palantir não vende mais apenas ‘software’: vende uma teoria tecnofascista de governança global

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

05 Setembro 2007

“A situação crítica que continua se verificando em Darfur está ocasionando um imenso sofrimento ao seu povo”, afirma artigo assinado por Václav Havel, Desmond Mpilo Tutu, príncipe Hasan Bin Talal, André Glucksmann, Vartan Gregorian, Mike Moore, Michael Novak, Mary Robinson, Yohei Sasakawa, Karel Schwarzenberg, George Soros e Richard von Weizsäcker.No texto, os autores conclamam para que se crie um clima nacional e internacional favorável à solução do problema no Sudão.

As pessoas responsáveis de todo o mundo, em especial políticos e jornalistas, devem centrar sua atenção em Darfur, já que as injustiças e o mal que sofrem diariamente milhões de vítimas e refugiados são tão espantosos como sempre, apesar do cansaço que alguns podem perceber derivado do prolongado conflito. Já que há indícios de uma possível estabilização nos próximos meses, é hora de começar a se preparar para volumes cada vez maiores de reconstrução e ajuda ao desenvolvimento, além da cooperação internacional.

Os países economicamente desenvolvidos, particularmente, deveriam cumprir sua responsabilidade global e ajudar Darfur a avançar na direção da renovação e da prosperidade. Este incremento da cooperação deveria provir de uma ampliação ou reorientação dos programas nacionais de ajuda ao desenvolvimento. Além disso, deveriam ser estudados minuciosamente acordos internacionais destinados a um uso efetivo das sinergias.

(cfr. notícia do dia 05-09-07, desta página).