O Vaticano autoriza universidade jesuíta a fazer curso a distância para professor de religião

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • “Apenas uma fração da humanidade é responsável pelas mudanças climáticas”. Entrevista com Eliane Brum

    LER MAIS
  • Sheinbaum rejeita novamente a ajuda militar de Trump: "Da última vez que os EUA intervieram no México, tomaram metade do território"

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

11 Novembro 2011

A Congregação para a Educação Católica do Vaticano aprovou o plano de formação teológica na modalidade a distância apresentado pela Universidade de Deusto para o atual curso 2011-2012. De acordo com comunicado da Deusto, a decisão do Vaticano representa um “reconhecimento” da inovação docente da Faculdade de Teologia, que se situa no contexto da adaptação de suas titulações ao Espaço Europeu de Educação Superior, conhecido como processo de Bolonha.

A reportagem está publicada no sítio espanhol Religión Digital, 09-11-2011. A tradução é do Cepat.

Para participar dos estudos pela internet utiliza-se uma plataforma multimídia para o desenvolvimento das disciplinas, complementada com sessões presenciais, tutorias e trabalhos pessoais.

A aprovação para esta modalidade é, na opinião de Vicente Vide, “um reconhecimento da inovação docente realizada pela Faculdade de Teologia, que foi avaliada de maneira muito positiva pelo Vaticano; e se situa no esforço da Universidade de Deusto para adaptar suas titulações ao Processo de Bolonha”. O decano opina que reflete também “a aposta da Santa Sé nas novas tecnologias”.

A Faculdade de Teologia oferece, além de Ciências Religiosas, o bacharelado em Teologia; a licenciatura canônica – mestrado; e o doutorado em Teologia. Em virtude dos acordos entre o Estado e a Santa Sé, é o Vaticano quem aprova os estudos universitários relacionados à Religião, em vez do Ministério da Educação.

Os títulos têm todos os efeitos civis correspondentes aos níveis acadêmicos da graduação, mestrado e doutorado. “Na Deusto, além disso, ajustamos essas titulações aos requisitos do ministério”, aponta o decano.

Os estudos de Teologia capacitam não apenas para o desempenho dos ministérios ordenados na Igreja ou o ensino da Religião, mas também para tarefas como agente de pastoral a serviço das dioceses, de congregações religiosas e sociedades de vida apostólica. Também permitem desenvolver trabalhos em áreas de juventude ou animação de tempo livre.