Carta de apoio aos Povos Indígenas do Vale do Javari

Mais Lidos

  • Centenas de aeronaves americanas prontas para atacar. Forças russas e chinesas estão realizando exercícios com Teerã

    LER MAIS
  • Pesquisadora e autora do livro Capitalismo Gore, lançado recentemente no Brasil, analisa como a violência contra minorias políticas resulta de um embaralhamento entre patriarcado e lucratividade midiática que transforma líderes extremistas em chefes de estado

    O desafio de transcender o ódio, combustível da extrema-direita, para superar a teocracia midiática. Entrevista especial com Sayak Valencia

    LER MAIS
  • O que é o Conselho da Paz, que será inaugurado amanhã por Donald Trump, e quem participa dele?

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

03 Outubro 2011

A CNBB Regional Norte I através da 40ª assembléia toma conhecimento da situação caótica em que vivem os povos indígenas do Vale do Javari (Marubo, Matis, Kanamari, Mayuruna, Kulina, Korubo e grupos isolados) em relação a falta de atendimento de saúde.

A situação de saúde desses irmãos indígenas piora a cada dia por conta do avanço de doenças como: Malaria, tuberculose e os vários tipos de hepatite devido o total descaso dos órgãos do governo responsáveis.

Estatísticas mais recentes apontam o crescimento de mais de 70% da população já contaminada.

Os freqüentes óbitos ocorridos aumentam os rituais fúnebres paralisando totalmente as atividades das aldeias como: caça, pesca e trabalho agrícola que vem enfraquecendo cada vez mais as pessoas tornando-as cada vez mais vulneráveis as doenças.

O governo brasileiro e o Ministério Publico Federal sabem dessa situação, porém até o momento nenhuma providencia efetiva foi tomada.

Diante disso, o Regional Norte1 da CNBB ao mesmo tempo que denuncia essa situação de abandono solidariza-se com esses mesmos povos e apóia a campanha para convocar pessoas e reunir recursos para um trabalho solidário junto aos irmãos indígenas do Vale do Javari.

Manaus, 22 de setembro de 2011.