Holanda anuncia que banirá o uso do véu islâmico

Mais Lidos

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

17 Setembro 2011

No rastro da França, a Holanda anunciou ontem que irá banir o uso do hijab. A alegação é a de que o véu islâmico contraria o estilo de vida e a cultura do país.

A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo, 17-09-2011.

"Usar roupas que cubram completa ou parcialmente o rosto está em desacordo com a vida pública", declarou o governo, em nota oficial. No mesmo dia, o primeiro-ministro, Mark Rutte, anunciou leis mais duras para imigrantes e exilados.

Os que buscam nacionalidade holandesa terão de apresentar comprovante de renda e provar que não receberam ajuda financeira do governo por pelo menos três anos.

As novas medidas foram influenciadas pelo político de extrema direita Geert Wilders, líder do Partido da Liberdade, o terceiro maior do Parlamento holandês.