13 Agosto 2011
Publicamos aqui a petição de apoio ao padre norte-americano Roy Bourgeois, que corre o risco de ser dispensado da ordem Maryknoll pelo seu apoio à ordenação sacerdotal feminina.
O abaixo-assinado pode ser assinado no sítio da Women`s Ordination Conference. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Eis o texto.
Nós, abaixo assinados/as, apoiamos o Pe. Roy Bourgeois, que enfrenta a possível demissão do sacerdócio por parte dos seus superiores Maryknolls por se pronunciar em apoio à ordenação de mulheres na Igreja Católica Romana.
Aplaudimos a dedicação à justiça do Pe. Bourgeois, incluindo a justiça pelas mulheres na Igreja. Fazemos eco de suas palavras: "Não posso me pronunciar sobre a injustiça na sociedade e, ao mesmo tempo, me calar sobre essa injustiça na minha Igreja".
A postura do Vaticano sobre a ordenação está baseada em argumentos que têm sido refutados repetidamente. Em 1976, a própria Comissão Pontifícia Bíblica do Vaticano determinou que não há nenhuma razão escritural para proibir a ordenação de mulheres. Nossa tradição católica ensina que o sexismo é um pecado, e excluir as mulheres do sacerdócio é pecaminoso. Instamos os superiores Maryknolls a apoiar Roy e a maioria dos/as fiéis católicos/as que anseiam pela igualdade das mulheres na Igreja.
Promovido pela Association of Roman Catholic Womenpriests, Call To Action, Roman Catholic Womenpriests-USA e Women`s Ordination Conference.