Trabalho doméstico é responsabilidade de 98% das mulheres

Mais Lidos

  • João Pessoa/PB em “alta”: turismo, mercado imobiliário e os problemas de viver. Artigo de Sérgio Botton Barcellos e Henry Santos

    LER MAIS
  • Para o sociólogo, vivemos tempos de anomalia. A sociedade pós-moderna “esfacelou as identidades sociais” e está difícil “ter uma percepção clara e objetiva do que está acontecendo”

    O momento é de ruptura dialética da historicidade social: “um eclipse total da lua”. Entrevista especial com José de Souza Martins

    LER MAIS
  • "O Cântico das Criaturas nos ajuda a defender a vida". Entrevista com Stefano Mancuso

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

13 Dezembro 2012

Da coluna de Mônica Bergamo, jornalista, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 13-12-2012:

Trabalho doméstico é responsabilidade de 98% das mulheres. Mesmo casadas ou dividindo o lar com um companheiro, a participação masculina em tarefas como lavar e passar roupa é de apenas 1%. Os homens ajudam um pouco mais em atividades como cozinhar, lavar louça ou limpar móveis (5%). Os dados são do Data Popular em parceria com o SOS Corpo - Instituto Feminista pela Democracia e serão divulgados hoje.

O mesmo ocorre quanto aos cuidados com os filhos: 71% das mulheres casadas e que têm filhos menores de 12 anos disseram não contar com a ajuda do marido. Entre as solteiras e viúvas, o maior apoio é o da mãe: 61%. Foram entrevistadas 800 mulheres de nove capitais, além de Brasília, com idade entre 18 e 64 anos e que exerciam trabalho remunerado.