• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

São Francisco: entre Giotto e Dante

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS
  • Parolin começa como favorito, Pizzaballa em ascensão, Tagle perde terreno

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

24 Março 2012

Francisco tentou o impossível: o retorno pleno aos ensinamentos de Cristo e do Evangelho combinado ao vínculo indissolúvel com uma instituição eclesiástica que dele se afastou. Fugindo de qualquer tentação herética, Francisco acabou, assim, imprimindo à sua vida o carimbo de um ardente martírio, que agora pede apenas para ser contado. Como fizeram Dante e Giotto.

A opinião é do poeta italiano Franco Marcoaldi, em artigo publicado no jornal La Repubblica, 17-03-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

A ação tem o seu epicentro na Basílica de Assis dedicada a São Francisco de Assis e se consume em um período histórico que vê a Igreja dramaticamente envolvida em um fronte duplo, interno e externo: de um lado, a proliferação de forças religiosas centrífugas que colocam em discussão a sua autoridade teológico-política; de outro, a força crescente do poder estatal.

Por sua parte, Francisco tentou o impossível: o retorno pleno aos ensinamentos de Cristo e do Evangelho combinado ao vínculo indissolúvel com uma instituição eclesiástica que dele se afastou. Fugindo de qualquer tentação herética, Francisco acabou, assim, imprimindo à sua vida o carimbo de um ardente martírio, que agora pede apenas para ser contado.

É o que irá acontecer no canteiro poético da Comédia dantesca e, antes ainda, no canteiro pictórico de Assis, segundo as diversas sensibilidades dos dois "mestres de obras": Dante e Giotto (embora, nesse segundo caso, os artistas envolvidos são múltiplos, e as suas obras, objetos de controversas atribuições).

Esse, porém, é o fascinante confronto proposto por Doppio ritratto [Duplo retrato], um breve e muito denso livro de Massimo Cacciari (publicado pela Adelphi), que, partindo de longe, acaba interrogando com extrema eficácia o nosso presente.

Giotto é um pintor querido pelos poderosos em geral e pela corte pontifícia em particular. Dante está em constante batalha contra todos os "falsos deuses" do seu tempo. Ambos reconhecem a excepcionalidade da santidade encarnada de Francisco. Mas Dante insiste na necessidade de combinar a doutrina militante dos dominicanos e a caritas franciscana, a dura pregação dos primeiros e a misericordiosa pobreza dos segundo: "Francisco deve se unir com o outro 'príncipe' para salvar a Igreja que desmorona"; uma Igreja que repetidamente entrará em conflito com a proposta de Francisco, enquanto, no ciclo de Assis, é a própria corte pontifícia que acompanhará harmoniosamente esse processo, acabando assim por normalizar um episódio, ao contrário, escandaloso. Portanto, nada de pregos nem de corpo nu e chagado, nem luta "contra e com a Igreja, e a sua própria Ordem, e o mundo".

Muito espaço, ao invés, na basílica da Úmbria, é dedicado ao Francisco poeta (que o poeta Dante, de algum modo, ignora). Espaço ao novo discurso sobre a natureza e sobre uma criaturalidade intrinsecamente divina, como indica o sermão aos pássaros, que, anota Cacciari, na realidade sobe até Deus graças a um canto comum de ser humano e animal.

A ideia e a experiência de vida franciscana – na realidade – se cruzam e se anulam continuamente nesse "duplo retrato". Com mais uma demonstração da inefável radicalidade de Francisco, tão evidente naquela imagem extrema da "Senhora Pobreza" que caracteriza o seu destino.

Pobre é quem se liberta não apenas das posses, mas de si mesmo, da própria pessoa. E, graças a isso, ele será ainda mais poderoso (porque terá atingido o essencial) e ainda mais feliz (porque viverá só do amor e no amor pelo outro).

É a última passagem a mais ousada de todas. Nem Dante (atraído pela ideia "real" de Francisco), nem Giotto (que insiste principalmente na obediência e na humildade) conseguirão representar até o fim o paradoxo de uma "vitória" que surge do próprio cume da miséria, que se anuncia alegremente na derrota".

Mas essa "incompreensão", essa "traição", questiona-se Cacciari, não são talvez as mesmas que Cristo sofreu, a quem Francisco olha insistentemente como único e inalcançável modelo?

Irrepetível, exemplar, a vida de Francisco – sobre a qual se centraram os repetidos e admiráveis estudos de Chiara Frugoni – continua fascinando pela sua radicalidade. Por aquele seu modo ao mesmo tempo simples e paradoxal de estar no mundo, que esse vibrante ensaio de Cacciari investiga dobra por dobra em toda a sua santa loucura. No impulso absoluto pelo próximo, que chega a desfazer e a recriar a própria ideia de pessoa. Na escolha da pobreza como sinônimo de suprema leveza e alegria. De uma verdadeira, completa liberdade.


Notícias relacionadas

  • Os rostos que devemos ver. Artigo de Alberto Melloni

    A história da representação de Cristo, divindade encarnada. A relação com a imagem nas Igrejas do Oriente e do Ocidente. A re[...]

    LER MAIS
  • A Idade Média oculta. "Qual Francisco?" Um novo livro de Chiara Frugoni

    "Canonizado em 1228, apenas dois anos depois da morte, Francisco foi transformado em relíquia, fechado em uma grande basílica, e[...]

    LER MAIS
  • 7,4% dos estudantes do 9º ano já foram vítimas de bullying; uma em cada cinco meninas se sente gorda ou muito gorda

    195 mil estudantes do 9º ano já foram vítimas de bullyingQuase 195 mil alunos do 9º ano (7,4%) disseram ter sofrido bullying ([...]

    LER MAIS
  • Irmão Francisco, irmã Clara. Artigo de Enzo Bianchi

    A transparência evangélica da intuição franciscana não deixa de nos questionar, porque, ainda hoje, nos coloca diante do rost[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados