TJ-PR suspende feriado do Dia da Consciência Negra, em Curitiba

Mais Lidos

  • Observando em perspectiva crítica, o que está em jogo no aceleracionismo é quem define o ritmo das questões sociais, políticas e ambientais

    Aceleracionismo: a questão central do poder é a disputa de ritmos. Entrevista especial com Matheus Castelo Branco Dias

    LER MAIS
  • Em decisão histórica, Senado rejeita nome de Messias ao STF

    LER MAIS
  • Entre a soberania, o neoextrativismo e as eleições 2026: o impasse do Brasil na geopolítica das terras raras. Artigo de Sérgio Botton Barcellos

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

06 Novembro 2013

O Tribunal de Justiça do Paraná decidiu, nesta segunda-feira (4) suspender a lei que criava o feriado do Dia da Consciência Negra, em Curitiba. O texto, aprovado pela Câmara de Vereadores, em novembro de 2012, previa a paralisação das atividades na cidade no dia 20 de novembro, quando a data é comemorada nacionalmente.

A informação é do portal G1, publicada em 04-11-2013.

O feriado remete à data da morte de Zumbi dos Palmares, que participou da luta de negros escravos que fugiram dos senhores e se refugiaram no quilombo montado por ele. Por ter sido morto, a história de Zumbi acabou se tornando símbolo da luta dos afrodescendentes pela abolição da escravatura no Brasil. A data é lembrada em todo o país, mas só é feriado em algumas cidades.

Desde a tramitação na Câmara de Vereadores, a implantação do feriado foi vista com maus olhos por alguns setores da sociedade. A Associação Comercial do Paraná e o Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) entraram com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), que culminou na medida cautelar.

De acordo com o TJ-PR, a decisão não é definitiva. Um julgamento sobre o caso ainda deverá ser marcado. Entretanto, até que haja uma definição, as empresas devem funcionar normalmente no próximo dia 20 de novembro.