A meditação contra o câncer

Mais Lidos

  • Ciclo de estudos “Inteligência Artificial e Humanidades. O pensamento crítico na era algorítmica

    Inteligência artificial e humanidades: desafios do pensamento crítico na era algorítmica

    LER MAIS
  • Movimento político de viés nazifascista do Brasil dos anos 1930,  tríade integralista do século XXI mantêm-se de pé com a adição de um quarto pilar, a mentira

    Deus, Pátria, Família e Mentira: os pilares de um passado irreal e jamais realizado. Entrevista com Paulo Schiller

    LER MAIS
  • Ministério ordenado: ontem, hoje, amanhã. Livro de Francisco Taborda. Uma resenha

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

10 Janeiro 2013

No hospital Bellaria de Bolonha, a partir de fevereiro, terá inicio uma experimentação autorizada que prevê testar, sobre 80 pacientes oncológicos, uma prática tibetana de meditação budista.

O comentário é de Christian Albini, publicado no seu blog Sperare per tutti, 05-01-2013.

A doença e a cura, como sabe quem a conhece em primeira pessoa, não dizem respeito somente ao corpo, tanto que se pode falar de saúde como “tarefa espiritual”. Não se trata, naturalmente, de substituir a intervenção médica, mas de integrá-la.

"Na base – escreve a propósito o monge beneditino Anselm Grün – não está a cura do corpo, mas a escuta dele e dos seus impulsos, a percepção das suas reações e dos seus distúrbios e uma atenção interior para o corpo como expressão da alma. Da vida espiritual não faz parte somente o exame de consciência, mas também a atenção ao corpo que frequentemente nos revela a condição interior de modo mais claro do que o faz a consciência".

O corpo é o caminho de Deus para o homem, como nos diz o Natal, mas também a via do homem para Deus. Este aspecto da espiritualidade cristã permaneceu muito na sombra no Ocidente. Eis porque se reduz, com frequência, a espiritualidade à devoção e diante dos problemas de saúde prevalece uma busca miraculosa. Não é por acaso que este gênero de experimentação se direciona à espiritualidade asiática.

Existe, ao invés, a necessidade de uma recuperação de dimensões esquecidas da fé cristã.