29 Agosto 2014
No início deste verão no hemisfério norte, no Dia Mundial da População, explicamos que metade da população mundial vive em apenas seis países. Em muitos casos, os principais grupos religiosos do mundo estão ainda mais concentrados, com metade ou mais de seus seguidores vivendo em um ou em um punhado de países.
A análise é de Conrad Hackett e Joseph Naylor, publicada por Pew Research Center. A tradução é de Claudia Sbardelotto.
Há vários anos, os demógrafos do Pew Research Center estudam as características demográficas de oito grupos: budistas, cristãos, seguidores de religiões folclóricas, hindus, judeus, muçulmanos, não afiliados e seguidores de outras religiões.
Enquanto os cristãos e os muçulmanos estão mais amplamente distribuídos em todo o mundo, os outros grupos têm uma maioria de suas populações em apenas uma ou duas nações, de acordo com estimativas de 2010 contidas no relatório global da paisagem religiosa.
Não afiliados
Embora o crescimento da população de não afiliados à religião na Europa e América do Norte continue chamando muita atenção, mais da metade (62%) do 1,1 bilhão de pessoas não afiliadas no mundo vivem em um país asiático: China. A China também é lar de 50% da população mundial dos 488 milhões de budistas e de 73% dos 405 milhões de adeptos globais de religiões folclóricas. Considerando que a China é a nação mais populosa do mundo, não é completamente inesperado ter um monte de gente em uma variedade de categorias. Enquanto a China é responsável por 19% da população total do mundo, ela concentra a maioria de todos os budistas, das pessoas não afiliadas e de adeptos de religiões folclóricas.
Hindus
Nenhuma grande religião está mais concentrada em um país do que o hinduísmo, que se manteve perto de suas origens geográficas. Mais de nove em cada dez (94%) do 1 bilhão de hindus vivem na Índia, lar de 18% da população total do mundo.
Outras religiões
Índia e China têm as maiores parcelas (um combinado de 63%) dos 58 milhões de pessoas na categoria "outras religiões", o que inclui a fé Baha'i, o taoísmo, o jainismo, o xintoísmo, Sikhismo, Tenrikyo, Wicca, zoroastrismo e muitas outras. Índia e China são também os dois maiores países do mundo em termos de população, incluindo cerca de 37% de todas as pessoas.
Cristãos e muçulmanos, os dois maiores grupos religiosos do mundo, vão muito além de suas origens no Oriente Médio.
Muçulmanos
Embora o Islã ainda esteja associado ao Oriente Médio e ao norte da África nas mentes de muitos norte-americanos, apenas 20% dos muçulmanos do mundo vivem na região. O Egito é o único país do Oriente Médio-Norte africano que está entre as seis maiores populações muçulmanas (Indonésia, Índia, Paquistão, Bangladesh, Nigéria e Egito). Essas nações, juntas, respondem por 53% do 1,6 bilhão de muçulmanos do mundo. O Egito também é o único país do grupo onde o árabe é uma língua oficial. Embora esses seis países tenham a maioria de todos os muçulmanos, eles compõem apenas 30% da população mundial.
Cristãos
Os cristãos são o grupo cuja distribuição é mais estritamente proporcional ao padrão global da população. São necessários pelo menos 11 países para totalizar a metade do total de 2,2 bilhões de cristãos do mundo (Estados Unidos, Brasil, México, Rússia, Filipinas, Nigéria, China, República Democrática do Congo, Alemanha, Etiópia e Itália). Esses 11 países compõem 38% da população total do mundo.
Judeus
Por outro lado, a concentração de judeus - um grupo que frequentemente migrou devido a condições hostis, incluindo o Holocausto, ao longo de sua história - varia muito da população do mundo. Os Estados Unidos e Israel juntos concentram cerca de 40% da população mundial de 14 milhões de judeus. Embora 81% de todos os judeus vivam nesses dois países, eles têm juntos apenas 5% da população mundial.