• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Outro golpe à privacidade

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

Por: Jonas | 18 Junho 2014

Até agora, o Facebook avisava as empresas que fazem publicidade nessa página sobre as preferências dos usuários, em função de sua atividade dentro dessa plataforma. Contudo, agora, também fará isso com o histórico de navegação, fora da rede social.

A reportagem é publicada por Página/12, 16-06-2014. A tradução é do Cepat.

O Facebook oferecerá informações aos anunciantes na plataforma sobre os sítios que os usuários visitam fora da rede social, para que focalizem os anúncios segundo o histórico de navegação pessoal, informou a companhia de Mark Zuckerberg.

Os anúncios publicitários apresentados no Facebook costumam ser dirigidos aos usuários rastreados, por exemplo, a partir das páginas que “curtem” ou da música de interesse.

Porém, por meio de cookies (uma pequena quantidade de informação enviada por um sítio web e armazenada no navegador, geralmente para guardar dados e assim agilizar a navegação), a companhia também pode conhecer quais são os outros sítios ou aplicações que o usuário visita quando está fora do Facebook.

É parte dessa informação externa à rede que a companhia, fundada por Mark Zuckerberg, facilitará aos anunciantes para que focalizem ainda mais suas estratégias de marketing. “Inteiramo-nos de seus interesses, principalmente pelas coisas que fazem no Facebook, como as páginas que curtem”, explicou a rede social em um comunicado.

“Em breve, incluiremos informações sobre outros sítios web e aplicações que utilizam. Este é um tipo de publicidade baseada em interesses e muitas companhias já a utilizam”, acrescentou.

Segundo justificou o Facebook, esta mudança no uso de cookies responde ao pedido dos usuários para receber anúncios publicitários relacionados aos seus dados de atividade e navegação. “Quando perguntamos às pessoas sobre nossas publicidades, uma das principais coisas que dizem é que querem ver a publicidade que seja mais relevante para os seus interesses”, argumentaram a partir da plataforma.

O acompanhamento da atividade dos usuários, por meio de cookies é uma prática usual de outras grandes empresas de Internet como Google, Yahoo! e Microsoft, entre outras, em geral para fins publicitários.

O próprio Facebook explica o seu funcionamento: “Digamos que você está pensando em comprar uma televisão e começa a pesquisar sobre televisões na web e em aplicativos móveis. Nós podemos mostrar para você anúncios de ofertas de televisões para ajudá-lo a obter o melhor preço ou para que considere outras marcas. E porque acreditamos que você está interessado em eletrônica, futuramente, podemos lhe mostrar outros anúncios de aparelhos eletrônicos, como sons ou um videogame para a sua nova televisão”.

De qualquer forma, o Facebook oferecerá a seus usuários a possibilidade de se negar a esta prática e oferecerá, além disso, uma ferramenta em cada publicidade “que explica porque você está vendo um anúncio específico e lhe permitirá acrescentar ou eliminar os interesses que nós utilizamos para mostrar esses anúncios”, segundo detalhou em um comunicado.

A nova metodologia começará a ser aplicada nas próximas semanas, nos Estados Unidos, e se expandirá para todos os países nos próximos meses.

O uso de cookies foi objeto de críticas por parte dos defensores da privacidade por considerar a prática intrusiva, razão pela qual alguns países a regulamentaram. Na União Europeia, por exemplo, uma normativa obriga os sítios web a informar quando são utilizados, assim como a obter o consentimento dos internautas para seu uso.

Dessa forma, ao se navegar em sítios com base nesses países, costumam aparecer informações com esta legenda: “Este sítio utiliza cookies e tecnologias similares próprias ou de terceiros. Caso não mude a configuração do navegador, você está de acordo com a utilização desta tecnologia”.


  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados