O VII Seminário Observatórios: pesquisas, instituições e sociedade nas tramas de crise, dá sequência à tematização de interesse de um coletivo de Observatórios com atuação no campo social comprometidos com a organização e democratização das informações, assim como com a afirmação de políticas públicas no contexto da sociedade contemporânea. O evento de 2017, promovido pela Rede de Observatórios, propõe o aprofundamento teórico-prático sobre o protagonismo dos Observatórios como instâncias de informação, formação e controle social.
Local: Unisinos - Campus Porto Alegre
Objetivo geral
Analisar transdisciplinarmente os desafios e as potencialidades dos observatórios, em meio às relações com a pesquisa, com as instituições e com a sociedade no contexto das tramas das crises contemporâneas.
Apresentação de trabalhos
Poderão ser apresentados trabalhos científicos. Acesse a convocatória com as normas e prazos.
Público-alvo
Acadêmicos, pesquisadores, gestores governamentais, da sociedade civil e conselheiros e agentes que atuam vinculados a Observatórios e nos processos de fortalecimento da informação, transparência e democratização do Estado e da Sociedade.
Programação
Dia 30 de outubro de 2017
16h – Roda de conversa dos Observatórios: reconhecendo e articulando experiências
18h15min – Lançamento das produções dos Observatórios
19h30min – Painel: A Sociedade nas tramas das crises contemporâneas
Conferencista: Prof. Dr. Luciano Fedozzi – URFGS
Conferencista: Bel. Cezar Miola – TCE-RS
Conferencista: Prof. Dr. Carlos Paiva - FEE
Dia 31 de outubro de 2017
8h30min – Apresentação de trabalhos
13h – Painel I – Observatórios e suas relações com pesquisas, instituições e sociedade
Presenças: Observatórios da Governança das Águas, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do RS (SATED-RS) e Observatório da Cultura de Porto Alegre, Povos Indígenas e Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional (OBSSAN/UFRGS).
15h30min – Painel II – Observatórios e suas relações com pesquisas, instituições e sociedade
Presenças: Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (Fiocruz), Orçamento Participativo e ObservaPOA (PMPA), Observatório das Metrópoles e Observatório da Segurança.
17h – Sistematização e Encaminhamentos
18h – Encerramento